Saltar para conteúdo da página
Menu
Pesquisar
Assinar
Destaques
Balanço 2022
13º Aniversário
Angola
Mundo
Weekend
Secções
EXPANSÃO - Página Inicial
Análise
Principais Notícias
Em Destaque
Juros da dívida pública vão continuar a cair em 2023?
O movimento de descida das taxas de juro da dívida pública tem sido influenciado pela reestruturação da dívida pública em termos de risco (maturidade e taxa de juros). Mas é muito provável que o financiamento interno aumente significativamente em 2023, o que pode, de alguma maneira, fazer com que as taxas subam ou se mantenham nos níveis de 2022.
EM ANÁLISE
Últimas Notícias
Desenvolver capacidades produtivas para transformar economia azul
Com o seu vasto litoral e ecossistema marinho produtivo e diversificado, Angola possui recursos marinhos abundantes, especialmente pesqueiros. Embora actualmente contribuam para a alimentação e nutrição, emprego, comércio e cultura, há margem para Angola alavancar o desenvolvimento da sua economia azul, como mostra esta análise de Paul Akiwumi.
27 NOVEMBRO 2022
EUR/USD abaixo da paridade... e agora?
A taxa de câmbio de uma moeda é um veredito sobre as expectativas económicas do país ou região a que pertence essa moeda. Tendo em conta que as expectativas de que a economia na Zona Euro viria a recuperar depois da pandemia da Covid-19 foram substituídas por previsões de recessão, compreende-se facilmente a desvalorização da moeda europeia.
10 OUTUBRO 2022
A flutuação do salário mínimo: as assimetrias de rendimento e poupança como entraves ao crescimento inclusivo
A promoção de uma política de finanças inclusivas, baseada numa Estratégia Nacional de Inclusão Financeira torna-se essencial para o fomento da poupança inclusiva, que não só proteja o rendimento das famílias mais vulneráveis como potencialize o aumento do seu consumo futuro.
24 MAIO 2022
O impacto da guerra entre a Rússia e a Ucrânia na mesa das famílias angolanas
Se, por um lado, o aumento do preço do barril de petróleo originado pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia beneficia a economia angolana, por outro lado, o país precisará de mais divisas para importar alimentos, fertilizantes e matérias-primas, que estarão mais caras e menos disponíveis no mercado, para produzir bens alimentares para o consumo das famílias.
25 MARÇO 2022
Mundo a Caminho da Estagflação
A "guerra fria" sino-americana está apenas no início, ameaçando fragmentar a economia global. E as mudanças climáticas já estão a perturbar a agricultura e a causar subidas nos preços dos alimentos. Angola já se encontra em "estagflação" há alguns anos e tanto nos EUA como na Europa estamos a caminho.
20 MARÇO 2022
A evolução do PIB nominal
Existem vários problemas com o cálculo do PIB do INE. Aquele que tem maiores consequências no valor global é a utilização das exportações em quantidades. O problema não tem origem no INE que, segundo conseguimos perceber, cumpre os critérios internacionais e usa um software de cálculo certificado; o problema reside na subordinação da visão económica ao cálculo contabilístico de quem produziu as normas internacionais, nomeadamente, o FMI, o Banco Mundial e a ONU.
24 AGOSTO 2021
A tendência inflacionária que o BNA terá de vergar
A inflação em Angola tem estado a intensificar-se, sendo que, pelos números do Instituto Nacional de Estatística (INE), ao longo do ano passado, os preços elevaram-se em 25,1% e, de Janeiro a Junho deste ano, os mesmos já se elevaram em 12,09%.
29 JULHO 2021
O FMI encalhou nesta questão
É convicção generalizada, em Angola, a ideia de haver uma forte relação de causa e efeito entre a taxa de câmbio oficial e o nível geral de preços.
29 JULHO 2021
Porque a inflação não disparou com a desvalorização do Kz
Ao contrário do que aconteceu com a desvalorização do Kz nas kinguilas, a desvalorização do Kz no mercado oficial não teve impacto inflacionista. A explicação é que as desvalorizações do BNA encurtam o diferencial entre as taxas de câmbio do oficial e do paralelo, reduzindo os efeitos nocivos sobre a economia provocados pelo Kz artificialmente forte.
28 JULHO 2021
A biotecnologia aplicada à agricultura angolana - o mito dos transgénicos
A biotecnologia é uma ferramenta importante e indispensável que pode valorizar produções e produtos, numa agricultura que se pretende e define, cada vez mais, sustentável e amiga do ambiente. O uso de transgénicos, à semelhança de muitos outros países, nomeadamente os países vizinhos, poderá ser uma das soluções para o aumento da produção a curto/médio prazo.
16 OUTUBRO 2019
Subscreva a newsletter diária
Subscrever
Top
Mais recentes
Mais Lidas
Já se pode consultar câmbios, bolsas e commodities no site do Expansão
Plano para autosuficiência alimentar passa por afectar 10% da despesa à agricultura
Ligeiros proibidos e autocarros sem condições viajam nas asas da "gasosa"
Apenas 25% dos resíduos produzidos são tratados adequadamente
Salários milionários ilegais e usurpação de poderes na Ordem dos Contabilistas
Angola ultrapassou a média da África subsariana na percepção da corrupção
Juros dos depósitos a prazo na banca nacional não incentivam poupança
Comunicações móveis crescem 49% para 22 milhões de subscritores
Foto da Semana
Opinião
EDITORIAL
João Armando
Mangas
Os maiores pomares, leia-se as instituições que podem produzir mais mangas, estão repletas de legiões de quem passa a definir as linhas estratégicas que se vão aplicar a quem está.
CAPITAL HUMANO
José Rodrigues
Benefícios flexíveis
LABORATÓRIO ECONÓMICO
Alves da Rocha
Crescimento e emprego: o que se pode esperar até 2030? (II Parte)
CAPITAL HUMANO
Eva Santos
Ano novo, vida nova?
CONVIDADO
Ricardo Peixe, Manager EY Consulting Financial Services
Disciplina de mercado: requisitos, desafios e oportunidades
CONVIDADO
Henrique Fernandes Costa, gestor do departamento de Inovação
A inovação no mundo corporativo e os caminhos para lá chegar
CONVIDADO
Norberto Carlos
Precisamos de pôr ordem nas centralidades
Outras Secções
Já se pode consultar câmbios, bolsas e commodities no site do Expansão
A nova barra disponível no site, permite ver o histórico diário das cotações dos mercados e as actualizações ao minuto.
Angola
Plano para autosuficiência alimentar passa por afectar 10% da despesa à agricultura
A estratégia desenhada na Cimeira de Dakar 2 visa aumentar a capacidade de produção alimentar de África e pôr termo à dependência de importações, que deixa o continente "vulnerável aos picos de preços e à escassez".
África
Ligeiros proibidos e autocarros sem condições viajam nas asas da "gasosa"
Os transportes ligeiros estão proibidos de efectuar serviços de longo curso desde 2014. Os donos das viaturas sabem-no, a polícia também, e por isso chegam sempre a um entendimento que permite a continuidade das operações. Ambos estão a cometer o crime de corrupção.
Empresas & Mercados
Apenas 25% dos resíduos produzidos são tratados adequadamente
Estima-se que só na província de Luanda, com o processo de reciclagem de resíduos seria possível arrecadar 550 milhões USD/ano.
Angola
Bancos centrais devem manter rigidez apesar dos progressos
Embora as notícias sobre a inflação sejam "encorajadoras", a batalha está longe de estar ganha. Permanecem como prioridade as políticas monetárias, já que o "ambiente financeiro continua frágil, especialmente numa altura em que os bancos centrais se movem por um caminho desconhecido para reduzir os seus balanços", diz o FMI.
Mundo
Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027 continua fechado a sete chaves
Elaboração do principal documento estratégico para os próximos cinco anos vai custar mais de 1,3 milhões de euros mas não foi tornada pública a informação sobre a empresa contratada. Falta também avaliar a execução do último PDN, o de 2017-2023, que foi revisto por causa da pandemia.
Angola
Patrocinados
Calendário grátis reúne mais de 250 ideias de ações de marketing para 2023