Saltar para conteúdo da página
Menu
Pesquisar
Assinar
Destaques
I FÓRUM TRANSPORTES E LOGÍSTICA
Angola
Secções
EXPANSÃO - Página Inicial
Universidade
Principais Notícias
Em Destaque
UAN admitiu 23 mil estudantes em cinco anos, mas só lançou 11 mil para o mercado
A cada 100 estudantes admitidos, apenas 48 concluem a licenciatura no período de duração normal do curso, enquanto 52 fazem o curso "à força" pelas condições sociais e económicas, que apertam a cada dia que passa.
NA MAIOR UNIVERSIDADE DO PAÍS
Últimas Notícias
Finalistas do ISPEKA e ISPA obrigados a pagar cerca de 500 mil Kz pela defesa de fim do curso
"Nas instituições públicas há regulamentação, já nas privadas é muito difícil controlar porque não estão submetidos a qualquer regra, tirando o controle das propinas", admite José Luís Alexandre director nacional do Ensino Superior.
23 AGOSTO 2025
Exames de acesso ao ensino superior arrancam a 25 de Agosto
Numa altura que decorrem as inscrições para o ensino superior, as instituições de ensino são obrigadas a publicar em todos os meios os tópicos para as provas de acesso, a oferta formativa e os requisitos de acesso ao curso. A cerimónia oficial de abertura do ano académico vai acontecer no dia 30 de Setembro.
16 AGOSTO 2025
UPRA obriga alunos de Medicina a assinar contratos milionários
"Seja o regime jurídico ou o decreto executivo sobre o ajuste das propinas, não prevêem este tipo de contrato", afirma director do Gabinete de Inspecção do MESCTI, Nguilima Wina. Ministério da tutela conclui que contrato é ilegal e promete averiguar a situação.
09 AGOSTO 2025
UCAN lança oito cursos gratuitos de Direito com inscrições "recorde"
Com o objectivo de aproveitar a pausa pedagógica, a Faculdade de Direito da Universidade Católica de Angola lançou oito cursos gratuitos de Direito, que tiveram uma adesão recorde, o que revela uma grande procura por cursos de pouca duração e gratuitos. Formação vai dura entre uma a duas semanas.
02 AGOSTO 2025
Associação das universidades sugere ponderação nos aumentos
Depois de ter sido publicado o decreto que permite a actualização dos preços das propinas até 20,74% e de ter sido oficializado o aumento do preço da corrida de táxi em 50%, Albano Ferreira, ministro do Ensino Superior, pediu às instituições ponderação nos aumentos. Estudantes pretendem anulação do decreto.
26 JULHO 2025
Aumento da propina e do táxi agrava custo com a formação superior
Com o aumento de até 20,74 % no valor da propina praticada pelas instituições de ensino superior e com a subida do preço da corrida de táxi de 50%, para 300 Kz, está criado um cenário difícil para os estudantes das universidades privadas, que já começaram a contestar estas subidas.
19 JULHO 2025
Banco Mundial financia seis instituições de ensino superior
Com este projecto, governo pretende promover e melhorar qualidade da ciência, gestão institucional e resultados académicos. Instituições terão áreas ou acções concretas onde irão trabalhar para melhorar o ensino com base no financiamento do Banco Mundial, em parceria com Global para a Educação (GPE).
12 JULHO 2025
Repositório científico não funciona por falta de domínio na internet
Instituições de ensino superior, académicos e pesquisadores estão limitados em utilizar o Repositório Angolano de Acesso Aberto (RANAA) por falta de um domínio na internet. A responsabilidade de criar o domínio é do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI).
28 JUNHO 2025
Universidades preparam aumentos de propinas para o próximo ano
As universidades privadas estão autorizadas por decreto a aumentar as propinas com base na taxa de inflação homóloga verificada em Maio de cada ano. Economistas e académicos criticam a base que se encontrou para ajuste de propinas, que vai arrasar os rendimentos das famílias.
21 JUNHO 2025
Camões atribui cinco bolsas de estudos para o ensino em Portugal
Os candidatos devem possuir formação nas áreas de Engenharias, Ciências Exatas, Naturais e Tecnologias, ensino da Biologia, da Física, de Matemática e Química. E devem ter idade não superior a 22 para as bolsas de licenciatura, e 35 anos para os cursos de mestrado.
14 JUNHO 2025
Subscreva a newsletter diária
Top
Mais recentes
Mais Lidas
País produziu menos 74,7 mil barris por dia face ao previsto no OGE 2025
Dívida colaterizada por petróleo caiu 14.265 milhões USD desde 2017
Arranca hoje julgamento contra Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado
"Os accionistas já investiram mais de 500 milhões USD no Lobito"
Angola negoceia empréstimos de 1.355 milhões USD com o Banco Mundial
Cada angolano deve 1.310 USD ao estrangeiro, à China já são apenas 371 USD
Proposta de alteração à Lei do Passaporte Angolano reduz validade
African Bank of Oman tem cinco acionistas e inicia com capital social de 20 milhões USD
Foto da Semana
@Carlos Muyenga
Opinião
EDITORIAL
João Armando
A Educação é a prioridade
Quantos governantes, dirigentes partidários, deputados, administradores, quadros de topo de empresas ou quadros superiores têm os filhos a estudar no sistema público em Angola?
MILAGRE OU MIRAGEM?
Fernandes Wanda
Jovens e mulheres continuam a liderar o Índice de Sofrimento Económico
CONVIDADO
Francisco Xavier Pedro
ANGOLA: Estratégia de estabilização financeira (2002–2024) - Tratado de batalhas monetárias, solvência estratégica e doutrina de rendimento
CONVIDADO
António Manuel
Subsídios aos combustíveis fósseis: Cinco hidras contumazes que estrangulam o coração da nação
CHANCELA DO CINVESTEC
Talaia Ferreira e Heitor Carvalho
A inflação até Julho de 2025
MILAGRE OU MIRAGEM?
Fernandes Wanda
A tragédia dos números!
CONVIDADO
Francisco Xavier Pedro
Angola: O rasto silencioso da taxa de juro (2002–2024)
Outras Secções
28.º edição acontece a 19 de Setembro
Para este ano, os destaques recaem na cidade de Mbanza Congo e em C4 Pedro, que será o convidado especial.
Agenda
Descobrir Mayungu Manuel de Oliveira
Músico angolano será objecto de reflexão no dia 3 de Setembro, no hotel Epic Sana, numa iniciativa da LAC. .
Agenda
Arranca hoje julgamento contra Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado
O julgamento de Jair Bolsonaro e de sete membros da sua equipa por tentativa de golpe de Estado arranca esta terça-feira no Supremo Tribunal Federal, com o ex-Presidente brasileiro a arriscar uma pena de mais de 40 anos de prisão, segundo avança a imprensa internacional.
Mundo
Angola passa a ter ligação aérea directa com o Quénia a partir de hoje
A ligação, que contará com três voos semanais, será assegurada por um Airbus A220-300, com uma duração estimada do voo de quatro horas. O bilhete, de ida e volta, está a ser comercializado a partir de 417.053 Kz, segundo constatou o Expansão.
Angola
PCE do VTB lidera comissão liquidatária da instituição bancária
Trata-se do sétimo banco a encerrar portas nos últimos dez anos, juntando-se ao BMF, Prestígio, Kwanza Invest, BANC, Postal e Banco Mais.
Empresas & Mercados
Governo gastou quase duas vezes mais em Defesa do que em Educação
A execução orçamental mostra que os objectivos políticos inscritos no OGE, sobretudo nas áreas sociais e no fomento à agricultura e diversificação económica, parecem estar longe de ser uma prioridade. Quando a falta de dinheiro aperta, a aposta tem recaido sempre na defesa e na segurança.
Angola
Multimédia
"90,8% dos professores no activo não querem ser professores e estão a abandonar a profissão"
A apenas uma semana do arranque do ano lectivo 2025/2026, o secretário-geral do Sindicato Nacional dos Professores (SINPROF), identifica os desafios e as principais dificuldades que afectam o sistema de educação e retiram a qualidade que se exige.
Inverdades
As duas maiores inverdades, mentiras mesmo, da nossa economia e que são sistematicamente repetidas são: "somos uma economia de mercado" e o "processo de diversificação económica é um sucesso". Ambas andam juntas, porque sem resolver primeiro a primeira, não se pode cumprir a segunda. E não é repetindo muitas vezes estas frases que elas passam a ser verdade, porque e a dureza dos números e a realidade das coisas não deixam.Edição 839, sexta-feria 15 de Agosto.
"A informalidade no acesso à terra é um processo de empobrecimento"
As enormes dificuldades para adquirir ou usar a terra em Angola reflectem um problema maior, seja no modelo económico, seja na forma como as instituições públicas funcionam diariamente. Os efeitos destas distorções são visíveis a olho nu.
Em sentido contrário
Edição 838, sexta-feira 09 de Agosto.
FOTO GALERIA: Atitudes de Risco
Atitudes de risco geradas pelos automobilistas e pedestres têm causado um elevado nível de sinistralidade rodoviária em Angola, que continua a ser uma das principais causas de morte no País, logo a seguir a Malária. Em 2024, pelo menos 3.120 pessoas morreram em todo o País em consequência de 12.303 casos, cifra um pouco abaixo dos registos do período homólogo. Em 2023, foram registados 14.429 acidentes de viação, resultando em 3.121 mortos e 17.902 feridos. A Província de Luanda lidera os números da sinistralidade rodoviária, seguida da Huíla e Huambo.
"Quem não tiver os seguros obrigatórios será impedido de ter contrato com o Estado"
Soluções
Edição 837 do Expansão, de Sexta-feira, dia 01 de Agosto de 2025
Newsletter gratuita
Fechar
Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo