BP promove consulta pública sobre perfuração no bloco 24
A British Petroleum (BP) Angola lançou na quarta-feira uma consulta pública para analisar o estudo de impacto ambiental, tendo em conta a perfuração no bloco 24 na província de Benguela.
A pública visa apresentar a sociedade benguelense o projecto de perfuração que será desenvolvido no bloco 24, bem como colher contribuições do público para clarificar dúvidas relacionadas com o projecto.
Durante o encontro, os participantes foram informados sobre a motivação do projecto, perfuração e embarcações de apoio, operação de perfuração, emissões descargas e resíduos que serão gerados durante o projecto de perfuração.
Na ocasião, o ambientalista Justo Kalandi, que procedeu a abertura do evento, em representação do governo de Benguela, adiantou que a temática da protecção do meio ambiente deve ser tratada por todos e com a máxima seriedade.
Acrescentou que a Carta Magna, no artigo 39, estabelece que o estado adopta medidas necessárias para a protecção do meio ambiente e das espécies da flora e fauna nacional e manutenção do equilíbrio ecológico.
O responsável adiantou que entre as diversas medidas, estabelece o plano de estudo de impacto ambiental para instalações de obras ou actividades potencialmente causadoras de insignificativas degradações do meio ambiente, cujo objectivo é evitar ocorrências de impacto ambiental, através de uma actuação preventiva de danos que cria menos importante para o meio.
O encontro, que juntou representantes do Ministério do Ambiente, do governo provincial e membros da sociedade civil, decorreu no âmbito de uma exposição tecnológica realizada na Mediateca de Benguela, de 16 a 21 deste mês, visando mostrar as tecnologias usadas na pesquisa e extracção de petróleo.
Expansão/Angop