Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Centro de negócios da ENANA orçado em 600 milhões de kwanzas

Aviação

O centro de negócios da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA), orçado em cerca de 600 milhões de Kwanzas, representa a principal fonte de receita na sua carteira de negócios "non aviation" disse esta quarta-feira, em Luanda, o PCA da instituição, Manuel de Ceita.

Ao tomar da palavra na cerimónia de inauguração do terminal de carga II do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, bem como do lançamento da primeira pedra para a edificação do referido centro, Manuel Ceita mostrou-se regozijado pelo facto do acto ficar intrinsecamente ligado ao mês da Paz e da Reconciliação Nacional.

"A paz que permitiu esse cenário de desenvolvimento das infra-estruturas e com os olhos fixos no horizonte … carregando connosco os ventos da liberdade, para que continuemos a abrir os caminhos para um desenvolvimento sustentável", afirmou.

Segundo o Presidente do Conselho de Administração da ENANA, a obra obedece aos paradigmas universalmente concebidos pelo ICAO, visando situar a empresa como uma referência na região da SADC.

Afirmou que a sua administração pretende fazer deste terminal, bem como do terminal do Aeroporto Internacional da Catumbela, dos escritórios da Administração Geral Tributária e do terminal de carga de Ondjiva (Cunene) empreendimentos exemplares de gestão e segurança.

"Estamos preocupados com a segurança das mercadorias e desde já apelamos às entidades, cujo trabalho está relacionado com a segurança deste terminal que exerçam a sua actividade com maior responsabilidade".

Com o orçamento acima citado foi já construído de raiz este terminal II, estando por construir o edifício técnico administrativo numa área de quatro hectares e que comportará escritórios para companhias áreas, Alfândega, agências de viagem transitários, despachantes, bancos, polícia fiscal, a direcção do terminal e de outros provedores.

O terminal, com seis armazéns, está preparado para receber carga doméstica, carga para a exportação, volumosa e perigosa, isto é produtos químicos, radioactivos e outros, assim como está preparada para prestar serviços que envolvam os processos de carga e descarga.

A cerimónia de inauguração foi presidida pelo ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, e contou com a presença dos Administradores da ENANA, do comandante da Força Aérea Nacional, general Francisco Afonso "Hanga" entre outras individualidades.

Angop/Expansão

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo