Contas para menores de idade chegam a ter o dobro dos juros
À medida que cresce a literacia financeira entre os pais mais jovens, têm surgido no mercado melhores soluções para que estes preparem o futuro dos seus filhos colocando as suas poupanças em contas de depósito direccionadas para os menores de idade. É caso para dizer que no poupar é que está o ganho.
Dos bancos que disponibilizam nos seus preçários na internet as taxas de juro a que remuneram as contas de depósitos a prazo para menores de idade, o BAI, o Keve e o banco Yetu são os que oferecem melhores condições, de acordo com uma pesquisa feita pelo Expansão no site das instituições bancárias que actuam no mercado nacional.
O BAI oferece uma taxa de juro que resulta da soma da taxa LUIBOR (Taxa Interbancária de Oferta de Fundos do Mercado de Luanda) a 12 meses com 0,75%. Como a LUIBOR a 12 meses (ver tabela) estava esta quarta-feira a 25,0%, significa que a taxa de juro será de 25,26%.
Ou seja, por um depósito de 30 mil Kz a 365 dias numa Conta BAI Jovem (dos zero aos 17 anos), o cliente menor de idade receberá mais 7.578 Kz, o que, naturalmente, sofrerá depois alguns descontos a nível de impostos. O cliente de uma conta destas recebe mais do dobro dos juros que o BAI reembolsa por um depósito a prazo a 365 dias para um cliente maior de idade, que segundo o preçário do banco é de 13%.
Para abrir uma conta de depósito a prazo Caçulinha do banco Yetu o cliente tem que fazer um depósito mínimo de 10 mil Kz, não tem limite máximo de valor, mas mensalmente a conta deve ser reforçada com 2.500 Kz. Em troca, o Yetu paga juros que resultam do diferencial entre a LUIBOR a 6 meses, que esta quarta-feira era de 21,49%, subtraindo-lhe 4,0 pontos percentuais. Contas feitas, dá 17,49%.
O banco Keve fecha o top-3 do ranking das contas mais vantajosas para menores de idade. A taxa de juro para clientes com idades dos zero aos 18 anos é de 16,55%. O cálculo é também feito com base na taxa LUIBOR, a taxa de juro que os bancos cobram a outros bancos quando lhes emprestam dinheiro e que serve de referência às taxas de juro de crédito a clientes).
Neste banco, o valor mínimo a depositar para a abertura de uma conta Keve Super Kanuco é também 30 mil Kz. Também este banco remunera melhor os depósitos de contas de menores de idade do que as dos clientes particulares adultos, a 365 dias têm uma taxa de juro 12,50%.
No BAI e no banco Keve, o valor máximo não é aplicável, mas o reforço mensal é obrigatório e tem um valor mínimo de 5 mil Kz. A taxa de juro calculada com base no LUIBOR poderá ser revista e alterada sempre que se registem modificações, por imposições legais ou alterações relevantes no mercado.
(Leia o artigo integral na edição 663 do Expansão, de sexta-feira, dia 25 de Fevereiro de 2022, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)