Saltar para conteúdo da página

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Dados do censo 2024 serão revelados hoje

Angola

Os resultados definitivos do Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH), Censo 2024, serão apresentados, hoje, 20 de Novembro, segundo um comunicado do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os números serão divulgados num acto oficial, que terá lugar na, Centro de Convenções de Talatona (CCTA), "com o intuito de assegurar a transparência e a adequada divulgação dos dados estatísticos recolhidos durante o último processo censitário".

O censo 2024 teve início em 19 de Setembro com prazo inicial para terminar no 19 de Novembro, mas foi prorrogada por 30 dias, devido a "desafios operacionais em diversas regiões, visando garantir a máxima abrangência possível", segundo explicou o INE.

Mas o facto é que o processo foi questionado pela população, uma vez que há muitos casos de pessoas que não foram inquiridas, o que levanta incertezas sobre os números que serão divulgados pelo INE, já que o censo populacional é a única operação estatística capaz de oferecer um retrato exaustivo da população.

O censo permite não apenas conhecer o número de habitantes, mas também a sua distribuição geográfica, composição por idade e sexo, estrutura familiar, padrões de migração, níveis de instrução, ocupação, condições de habitação, entre outros aspectos sociais e económicos.

O censo de 2024 teve um custo superior a 33,6 mil milhões Kz. Este montante inclui, entre outros, a aquisição de 239 viaturas por 9,2 mil milhões Kz e 60.540 tablets por 23,2 mil milhões Kz. O Banco Mundial disponibilizou 60 milhões USD para apoiar o projecto, que também conta com assistência técnica do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP).

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo