Economia angolana mantém ritmo de crescimento, diz deputado
O presidente da Comissão da Economia e Finanças da Assembleia Nacional, Manuel Nunes Júnior, disse esta quinta-feira em Luanda que, apesar da performance negativa do sector petrolífero, a economia angolana mantém o ritmo de crescimento registado nos dois últimos anos.
De acordo com Manuel Nunes Júnior, que falava na Primeira Conferência Internacional da Comissão do Mercados de Capitais, em 2013, o desempenho do sector petrolífero foi negativo, com 0.9%, enquanto o desempenho no sector não petrolífero foi de 11.5%, com uma taxa global de crescimento de 6.8%.
Acrescentou que o crescimento do sector não petrolífero apresenta resultado encorajador, porque tem, efectivamente, conseguido um desempenho capaz de contrabalançar o abrandamento que se verifica no sector petrolífero.
Disse que para este ano (2014) prevê-se uma contração no sector petrolífero de cerca de 3.5%, motivo pelo qual o sector não petrolífero poderá crescer muito mais, para que Angola continue a exibir as taxas de crescimento robustas como tem acontecido nos últimos tempos.
Afirmou que o baixo preço do petróleo que se registam no mercado internacional vai permitir ao Executivo angolano consolidar e intensificar as suas medidas, que visam a diversificação da economia nacional e, assim, fazer com que o peso do petróleo na estrutura da economia de Angola seja cada vez menor.
Desde 2006 que o peso do sector petrolífero tem diminuído de maneira significativa no país, permitindo, assim, um maior crescimento do sector não petrolífero, disse o deputado Manuel Nunes Júnior.
Os passos visíveis já dados, que visam a diversificação da economia nacional, vão permitir que as oscilações do peço do petróleo não tenham grande impacto na vida das populações, com destaque no seu bem-estar.
O parlamentar citou como exemplo o mercado de capitais, que é uma forma complementar ao sector bancário de financiamento das economias.
Expansão/Angop