Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

ENBI prolonga coabitação entre o pagamento da tarifa nos autocarros com passe "Giramais" e pagamento em dinheiro

Angola

A Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI) decidiu, esta quarta-feira, prolongar a coabitação entre o pagamento da tarifa no autocarro com o passe Giramais e o pagamento com dinheiro físico. A medida é justificada com "razões técnicas, derivado do elevado número de utentes que tem acorrido, nas últimas horas, aos postos de atendimento da ENBI para procederem com o levantamento e carregamento dos passes Giramais".

Na base está o fim do pagamento em dinheiro físico nos autocarros para os passageiros de 12 rotas de transportes públicos colectivos urbanos em seis províncias (Luanda, Huíla, Benguela, Huambo, Malanje e Cabinda), previsto para arrancar esta quarta-feira, 15 de Janeiro, conforme avançou a instituição em Dezembro. A ideia é que o acesso às viagens com os autocarros seja obrigatoriamente através dos cartões Giramais, emitidos pela ENBI desde 2023.

"Esta medida visa garantir uma transição mais segura e com menor constrangimento possível para os cidadãos que aderiram em massa ao processo de modernização e digitalização dos serviços públicos de transporte urbano colectivo de passageiros, traduzidos nas mais de 360 mil adesões entre os meses de Novembro e Dezembro de 2024, tendo o último mês de Dezembro registado mais de 250 mil adesões", lê-se no comunicado divulgado hoje. Assim, a ENBI recomenda a todos os utentes que ainda não adquiriram ou carregaram o seu Passe Giramais que o façam o quanto antes.

Vale recordar que o pagamento com os Giramais, que num futuro próximo será a regra, vai abranger rotas nas províncias onde o Sistema Nacional de Bilhética Integrada já funciona. Esta medida é, no fundo, o início do fim do dinheiro físico nos transportes públicos, uma medida que deverá reduzir os "esquemas" nos autocarros. Ainda assim, a ENBI ainda não divulgou quando será o fim definitivo do pagamento de tarifas com dinheiro físico nos transportes públicos urbanos, processo que depende da expansão do Sistema Nacional de Bilhética Integrada em todo o País, assim como a integração de outros meios de transportes no sistema.

Segundo os dados da ENBI a que o Expansão teve acesso, até a data já foram emitidos mais de 360 mil cartões Giramais nas seis províncias. Um número que é o dobro dos dados apresentados em 10 de Dezembro de 2024 no 16º conselho consultivo do Ministério do Transporte. Entretanto, a atribuição de passes gratuitamente, numa campanha em alusão ao 49º aniversário da independência Nacional, que decorreu durante quase dois meses, teve forte impacto no crescimento dos números de emissão dos cartões Giramais.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo