Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Essência "proibitiva" e exigências tornam difícil aplicação da lei de venda ambulante

DIPLOMA ENTROU EM VIGOR NO DIA 23 DE MAIO

Excesso de deveres, incongruência e desfasamento em relação à realidade nacional são alguns dos comentários à lei que organiza o exercício e funcionamento do comércio ambulante, feiras e mercados. Os representantes dos vendedores ambulantes dizem mesmo que o diploma exclui aqueles a quem se dirige: as zungueiras.

Angola tem, finalmente, uma lei que organiza o exercício e funcionamento da venda ambulante, assim como a actividade comercial nas feiras e nos mercados, mas a sua aplicabilidade é questionada pelos principais visados, que concordam que é necessário legislar para pôr ordem no comércio informal.

O presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes de Angola, José Cassoma, considera que a Lei n.º 17/19, de 23 de Maio, aprovada pela Assembleia Nacional a 21 de Fevereiro e promulgada pelo Presidente da República no dia 13 de Maio, "denota fragilidade" porque há um "excesso" de deveres, lamentando que a associação que representa os vendedores informais não tenha sido consultada, durante a sua discussão.

"A lei não foi pensada tendo em conta a realidade angolana", resume, dando como exemplo o excesso de produtos cuja comercialização fica proibida aos vendedores ambulantes, para além do excesso de condições que são impostas aos informais para regularizar a actividade, quando se sabe "que o zungueiro faz negócio com mil Kz".

Delma Monteiro, directora executiva da Associação Observatório de Políticas Públicas da Perspectiva do Género (ASSOGE), concorda que as exigências impostas pela lei tornam difícil o seu cumprimento. Aponta como exemplos a exigência de bilhete de identidade para o licenciamento, quando, segundo um estudo da ASSOGE, "cerca de 56% das zungueiras não tem documento de identificação", e a exigência de apresentação de facturas dos produtos que comercializam. (...)


(Leia o artigo integral na edição 526 do Expansão, de quarta-feira, dia 31 de Maio de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo