Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Fundo de garantia pode vir a cobrir depósitos até 2 milhões Kz

NAS BANCAS

Proposta de um grupo de trabalho do Banco Nacional de Angola é muito mais elevada do que os 300 mil Kz vigentes na Nigéria, mas muito mais baixa do que os 25 milhões Kz praticados nos Estados Unidos. Serão abrangidos valores em moeda nacional e estrangeira depositados por particulares. Fundo será financiado pelos próprios bancos.

 

O Fundo de Garantia de Depósitos de Angola (FGDA) poderá vir a definir 2 milhões Kz como limite máximo para garantia de depósitos, em caso de falência de um banco nacional, de acordo com um documento de trabalho do Banco Nacional de Angola (BNA) a que o Expansão teve acesso.

Os resultados alcançados apontam para a definição de um limite de 2.000.000 Kz, lê-se no documento, que fornece sugestões sobre o modelo de desenho e de implementação de um Fundo de Garantia de Depósitos em Angola. Com este valor é possível cobrir integralmente 98,9% dos depositantes do sistema bancário angolano, garante o documento. Um fundo de garantia de depósitos é uma entidade que tem por objecto principal garantir, até um certo limite, o reembolso de depósitos constituídos nas instituições bancárias que entram em falência.

[LEIA ESTA NOTÍCIA NA ÍNTEGRA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO EXPANSÃO, SEXTA-FEIRA NAS BANCAS]

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo