Kapaia alerta para risco da fuga à consultoria e auditoria
As empresas que se furtam aos serviços de auditoria e consultoria assumem elevadas riscos na sua gestão, na avaliação dos objectivos estratégicos traçados e na transparência da respectiva administração, alertou, em Luanda, o presidente do Grupo Opaia, Agostinho Kapaia.
Em declarações à Angop sobre a actividade de auditoria numa economia em ascensão, o empresário salientou ser fundamental na gestão ter um barómetro para avaliar os níveis de execução dos objectivos de mercado de cada empresa.
Agostinho Kapaia, que também é presidente da Comunidade das Empresas Exportadoras de Angola, sublinhou a necessidade das unidades empresariais no mercado angolano apostarem em boas práticas de gestão, recorrendo às auditorias.
As auditorias fazem parte das boas práticas internacionais de credibilidade das instituições empresariais, o que vai permitir que as empresas captem maiores investimentos, frisou.
"Estamos a falar da credibilidade não só do cliente mas também dos próprios funcionários, dos que compram o produto/serviço fora das fronteiras do país, bem como do próprio Estado a quem tem de prestar contas com o pagamento de impostos", adiantou.
Disse que a esses factores se inclui a credibilidade que as empresas devem ter junto aos bancos para captar investimentos.
Expansão/Angop