Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Mais de 3,3 milhões de atendimentos nas 12 unidades do universo SIAC

Os números de 2018

O Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC) continua a crescer. Em 2018 foram realizados 3.360.120 atendimentos (29% por entidades do sector público administrativo e 71% por entidades empresariais publicas e privadas), o que representa um aumento de 21,31% face a 2017, e uma média mensal de 280.010 atendimentos.

O crescimento do projecto SIAC sustenta-se pelo número de atendimentos que fez no ano de 2018. No total foram 3.360.120, entre as entidades do sector público administrativo, 974.435 (29% do total) e as entidades do sector empresarial público e privado, 2.385.685 (71%), um aumento de 21,31% relativamente ao ano transacto.

A unidade de Talatona, a primeira da rede, continua a liderar o numero de atendimento com mais de 40%, sendo que a segunda unidade como maior afluência é a da cidade do Huambo, com perto dos 12% do total.

Estes valores justificam-se pelo conjunto de serviços disponibilizados num mesmo espaço, sendo que na área do sector público administrativo estão representados 15 serviços de oito ministérios - Direcção Nacional do Arquivo de Identificação Civil e Criminal, Cartório Notarial, Registo Civil, Registo de Propriedade Automóvel, Registo Comercial, Ficheiro Central das Denominações Sociais, Registo Predial, Direcção Nacional de Viação e Trânsito, Instituto Nacional da Segurança Social, Direcção Nacional de Impostos, Instituto Nacional de Estatística, Centro Integrado de Apoio ao Empreendedorismo Comercial - CAEC e Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior e Assuntos Consulares.

O SME vai também entrar nestas unidades com a possibilidade do cidadão poder tratar do passaporte, fechando assim o ciclo de documentos que suportam a cidadania, e podem ser tratados num mesmo local.

No sector empresarial público e privado, estão representados no SIAC quatro instituições bancárias, BPC, BAI, Banco Sol e BAI Microfinanças, três empresas de seguros, ENSA, Confiança Seguros e Nossa Seguros, duas empresas de comunicações, UNITEL e Angola-Telecom, as empresas de água e electricidade, ENDE - PRODEL e EPAL e a transportadora aérea nacional TAAG. Juntam-se em cada uma das unidades serviços de restauração e papelaria, explorados comercialmente por concessão. (...)

(Leia o artigo integral na edição 533 do Expansão, de sexta-feira, dia 19 de Julho de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo