Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Quantem, consórcio de capital americano e angolano vence concurso para a construção da refinaria do Soyo

Estrutura vai ter capacidade para processar 100 mil barris/dia

O Consórcio Quantem venceu, entre oito propostas, o concurso para a construção da refinaria do Soyo, província do Zaire, com capacidade para processar 100 mil barris de petróleo por dia.

Fazem parte do Quantem, sediado em Londres, as empresas americanas TGT, Quantem, Aurum&Sharp e pela empresa de direito angolana Atis-Nebest. O ano passado chegou à final do prémio do Building Awards 2020, na categoria de menos de 100 funcionários.

O anúncio foi feito hoje pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (Mirempet), que em comunicado refere que o consórcio Quantem ficou classificado em primeiro lugar, com 31.5 pontos, seguido dos consórcios CMEC (30.9), Gemcorp (29.9) e Satarem (27.4). No total, apresentaram-se a concurso 9 consórcios constituídos por 17 empresas, sendo que um deles acabou por retirar a proposta e integrou-se num outro grupo.

Este cenário pode no entanto alterar-se. Se o Quantem não apresentar os documentos e requisitos necessários para a execução do contrato de investimento num prazo razoável, qualquer um dos outros concorrentes, "que obtiveram a pontuação mínima de 50%, equivalente a 25.0 pontos, estão elegíveis para negociações na ordem da sua classificação", refere a nota do Mirempet enviada à imprensa.

O consórcio CMEC integra a China Machinery Engineering Corp e a DP Shaikh do xeque Hamad Bi Khalifa Bin Mohammad Al Naian; a Gemcorp é uma empresa britânica, sediada em Londres, com capitais russos. Neste momento tem em curso a implementação da Refinaria de Cabinda e acaba de entrar no sector dos diamantes na África Subsariana, com prospecção na província da Lunda Norte. O Satarem é composto pelo grupo indiano Satarem e pela angolana Adisandra Oil Company.

O processo do concurso foi lançado no dia 20 de outubro de 2019 e esteve suspenso desde 30 de Março até 9 de Junho de 2020, tendo os trabalhos recomeçado a 10 de Junho de 2020.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo