Unidade Industrial de Cacuso vai produzir 18 mil toneladas de açúcar por ano
A unidade agro-industrial de Cacuso, na província de Malanje, vai produzir, após a sua inauguração, prevista para o mês de Outubro próximo, cerca de 18 mil toneladas de açúcar por ano, anunciou nesta quinta-feira, em Luanda, o director-geral da Companhia de Bioenergia de Angola (BIOCOM), Carlos Henriques Mathias.
O responsável, que falava à imprensa no final da sessão de assinatura de contrato para o aumento do investimento do projecto da Biocom com a Agência Nacional para o Investimento Privado (ANIP), avaliados em cerca de 750 milhões de dólares (75 mil milhões de Kz) para o desenvolvimento de projectos do sector agro-industrial.
Acrescentou que com o avanço da área de plantação da cana, a Biocom poderá produzir, anualmente, 256 mil toneladas de açúcar.
Carlos Henriques Mathias disse que o primeiro acordo do projecto, que vai gerar mais de 2 mil empregos directos, foi assinado em 2008 e encontra-se totalmente aplicado, estando já a funcionar em fase de teste, com a produção de açúcar.
Relativamente à energia eléctrica, salientou que, quando atingida a maturidade do projecto, a Biocom poderá produzir cerca de 30 megawatts/hora. Para o efeito, avançou, estabeleceram já um contrato de venda de energia com a Empresa Nacional de Electricidade (ENE).
Expansão/Angop