Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

ANPG avança com incentivos para empresas nacionais

Licitações de blocos petrolíferos em terra

As licitações de blocos petrolíferos nas bacias o Kwanza e Baixo Congo em onshore são apresentadas como oportunidades para investidores nacionais.

As empresas petrolíferas nacionais passarão a pagar 30 % ao contrário dos actuais 50% do Imposto de Rendimento de Petróleo (IRP), para os contratos de partilha de produção nas bacias terrestres do Baixo Congo e do Kwanza, informou a ANPG.

Trata-se de um incentivo relativo ao processo de licitação dos blocos terrestres (onshore) do Baixo Congo ( CON1, CON5 e CON6) e do Baixo Kwanza ( KON5, KON6, kON9, KON17 e KNO20", na sua maioria no interior do Parque Nacional da Quiçama.

Este incentivo foi avançado na quarta-feira durante o encontro de esclarecimentos sobre as bacias a licitar, promovido pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), que traz o aspecto de competitividade das empresas nacionais em detrimento das petrolíferas estrangeiras, cujo taxa do IRP é de 50%.

Para outras tipologias de contratos que a ANPG dispõe, em que o imposto é mais elevado, para as empresas estrangeiras, o IRP é de 65,75%, para as empresas nacionais neste tipo de contrato é idêntico ao atribuído no contrato de partilha e produção, equivalente ao imposto industrial, 30%.

(Leia o artigo integral na edição 584 do Expansão, de sexta-feira, dia 24 de Julho de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo