Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Kwattel apresenta nova plataforma de pagamentos móveis

Akipaga

A Kwattel, uma instituição financeira não-bancária angolana regulada pelo Banco Nacional de Angola (BNA), apresentou hoje, em Luanda, a sua plataforma de pagamentos móveis chamada "Akipaga".

A plataforma, que está neste momento em fase de teste, ainda sem acesso ao público em geral, deve estar disponível até ao final do mês de Agosto.

O serviço, que tem como alvo a população desbancarizada e sem acesso a serviços financeiros, vai permitir a realização de depósitos, levantamentos, enviar dinheiro e efectuar pagamentos de serviços públicos.

Os pagamentos móveis destacam-se pelo baixo custo de acesso - basta possuir um telefone analógico, não precisa de smartphone -, sem a necessidade de utilizar crédito de voz ou dados, nem possuir conta bancária.

No caso da plataforma "Akipaga", os utilizadores precisam apenas de fazer o auto-registo por telefone (via tecnologia USSD) ou nos agentes oficiais. O serviço estará disponível em todo o País.

Em termos de segurança operacional, a empresa afirma ter investido em "dois centros independentes de gestão de dados", o chamado data center, segundo a porta-voz e directora de marketing da Kwattel, Plácida Savo.

Os promotores da iniciativa garantem também a encriptação do sistema, ou seja, quem não está registado fica impedido de aceder às informações dos utilizadores e de utilizar a plataforma.

"O nosso objectivo é levar os serviços financeiros até às zonas mais recônditas e potenciar os pequenos negócios, com facilidade, sem filas de espera e outros entraves", disse Plácida Savo.