Problemas no portal da AGT bloqueiam imposto industrial
Dificuldades no acesso ao Portal do Contribuinte e erros na plataforma da AGT estão a impedir a submissão da Declaração do Imposto Industrial das empresas do regime simplificado do IVA, cujo prazo termina esta sexta-feira, 29 de Abril.
Os processos acumularam-se, na recta final do mês, deixando muitas empresas à beira do incumprimento. "Se até ao dia 29 não submetermos a declaração, no dia 30 estamos em incumprimento e sujeitos a penalizações", desabafa um contabilista, que desde sábado se depara com problemas no portal da AGT.
"Julguei que segunda-feira o problema estaria ultrapassado, só que até hoje [terça-feira] não se consegue fazer nada", refere, sublinhando a gravidade do problema já que toda a informação, no caso da sua empresa, é gerada pelo portal. Muitas Repartições Fiscais, que no caso do Imposto Industrial podem receber as declarações, também estavam sem sistema esta quarta-feira.
A AGT admitiu que recebeu algumas queixas, mas até ao fecho da edição não respondeu às questões enviadas, uma das quais visava saber se equacionava a possibilidade de alargar o prazo. A falta de apresentação da declaração do Imposto Industrial, ou a sua entrega após o prazo legal, está sujeita a multa de 300 mil Kz no caso dos contribuintes do regime simplificado e 600 mil Kz no caso das empresas do regime geral, cujo prazo termina no último dia útil de Maio (31). São vários os erros reportados.
Nalguns casos, não se consegue entrar no navegador, tanto no Google como no Edge. Noutros entra, mas não abre menus. E há um erro recorrente que surge no écran, quando se termina o registo de dados: "Erro ao salvar, tente novamente mais tarde!".
Há também uma situação documentada ao Expansão por fo[1]tografia, em que o ficheiro SAFT-AO submetido surge com data de envio de 01/01/1970. Es[1]tas situações também estão a comprometer a submissão das obrigações do IVA de Março, que são totalmente digitais.