Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Reputação e ligações ao poder na base da monopolização da advocacia angolana

INVESTIGAÇÃO EXPANSÃO

A sociedade Sérgio Raimundo & Associados é o "maior" escritório angolano de advocacia por número de advogados, de acordo com um ranking baseado numa investigação do Expansão.

O escritório liderado pelo causídico com o mesmo nome tem 40 advogados seguido das sociedades FBL Advogados acrónimo de Faria de Bastos & Lopes Advogados, com 30, e Fátima Freitas & Advogados, com 25.

Contudo, em Angola, os "maiores" escritórios de advogados nem sempre estão ligados ao número de associados e de advogados que empregam, pois é a reputação e muitas vezes as ligações ao poder político que fazem os "negócios" destas sociedades. E como noutros sectores, aqui, o Direito também joga monopólio.

"Lamentavelmente, na nossa sociedade houve uma promiscuidade das profissões e de funções públicas que subverteu a natureza das profissões e até dos homens", confirma o bastonário da Ordem dos Advogados, Luís Paulo Monteiro, em declarações ao Expansão. "A prestação de serviços jurídicos a alguns sectores da sociedade continua a ser monopolizada por um grupo restrito de renomados juristas e, pasme-se, por alguns estrangeiros", revela.

(Leia o artigo na integra na edição 482 do Expansão, de sexta-feira 20 de Julho de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui).

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo