Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

V Fórum Telecom é já na próxima sexta-feira, dia 2 de Dezembro

Angola

O Expansão regressa aos fóruns presenciais na próxima sexta-feira tendo como tema "A contribuição do Angosat nas comunicações móveis e os desafios da cibersegurança". A sessão de abertura será feita pelo ministro Mário Oliveira e estarão presentes os principais operadores deste sector. Pode inscrever-se através dos telefones +244 921 358 582 ou pelo endereço [email protected]

O Fórum Telecom do Expansão é reconhecido como o mais importante dentro deste sector, trazendo para este ano o tema da contribuição do Angosat-2 para o desenvolvimento das comunicações móveis no País, fundamental para o crescimento económico e social de Angola, e os desafios da cibersegurança, fundamentais para proteger empresas e instituições.

Vai ser realizado na próxima sexta-feira, dia 2 de Dezembro, no Hotel EPIC SANA partir das 8 horas da manhã, juntando os principais operadores deste sector. A sessão de abertura será feita pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, seguindo-se depois três apresentações para lançar alguns dos temas que estarão a debate.

A primeira apresentação será feita por Inês Filipe, CEO da KPMG Angola, que irá falar da importância das comunicações móveis no desenvolvimento económico do País, dos desafios que se colocam às instituições oficiais e empresa privadas, projectando aquilo que será o mercado a médio e longo prazo.

A segunda intervenção será do director-geral do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional, que para além de nos explicar como se encontra o processo de entrada em funcionamento do Angosat-2, irá explicar o impacto que este terá nas comunicações móveis, mas também em inúmeros projectos de impacto social e económico ligados a sectores como a educação, saúde, agricultura, etc.

Convidámos para fazer a terceira intervenção Marla Mendes, CEO da Pan África Telcos Check Point Software Technologies, uma das maiores especialistas em matéria de cibersegurança em África, para nos falar de como devem proceder as empresas e instituições na área da cibersegurança, que passos e medidas devem tomar, que cuidados devem os colaboradores destas organizações ter no dia a dia da sua actividade profissional, que mecanismos devem implantar.

Teremos depois o momento de debate sobre todas estas questões, sendo que na mesa redonda estarão presentes os mais importantes agentes deste sector - Miguel Geraldes, CEO da Unitel, Gonçalo Farias, director da Africell, Glauco Ferreira, director-geral da DST/Multichoice, Carlos de Melo, PCA da Sistec, Francisco Pinto Leite, director-geral da Paratus Angola e Armando Mota, PCA da Fidelidade Angola.

A sessão de encerramento será feita pelo PCA do INACOM, Joaquim Muhongo, que em nome do regulador do mercado, fará a síntese do que foi debatido durante a manhã e trará as conclusões deste V Fórum Telecom.

Este marca também o retorno ao formato presencial dos Fóruns organizados pelo Expansão, depois de quase três anos de limitações impostas pela impacto da Covid-19. As participações estão abertas a todos interessados, as inscrições deverão ser feitas através dos do telefone +244 921 358 582 ou pelo endereço [email protected] , sendo importante que o faça para garantir a sua presença, existe uma limitação própria da capacidade da sala, e também para que no dia do fórum possa ter acesso ao passe que lhe permitirá circular livremente por toda a zona onde se realiza o Fórum.