Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Financiamento e elevada burocracia são travões ao empreendedorismo em Angola

ESTUDO SOBRE ECOSSISTEMA EMPREENDEDOR EM LUANDA

O estudo, que se realizou no âmbito do concurso "Quem Quer Ser Empreendedor", revela que faltam organizações de apoio a empreendedores e produtos financeiros específicos no País.

O acesso a crédito e a apoio financeiro, bem como a elevada burocracia, são os principais desafios dos jovens empreendedores em Luanda, de acordo com um estudo sobre Ecossistema Empreendedor em Luanda, promovido pela Embaixada do Estados Unidos em Angola.

Entre as principais lacunas por parte do Estado, o estudo aponta à fraca capacidade institucional para implementação de programas públicos de promoção ao empreendedorismo, mas também encontra dificuldades entre cooperação entre o sector público e privado e a cooperação entre as instituições governamentais.

O estudo, que se realizou no âmbito do concurso "Quem Quer Ser Empreendedor", que ainda decorre, revela que a falta de organizações de apoio a empreendedores e ausência de produtos financeiros específicos para empreendedores fazem parte dos principais desafios para quem quer ser empreendedor.

Os serviços disponíveis que existem não se encontram ajustados para as startups em fases iniciais ou que não estejam suficientemente maduras.

Apesar desta situação, a banca e as empresas de microcrédito continuam a ser as principais instituições que prestam apoio a pequenos projectos empresariais. De acordo com o estudo, que incide num inquérito online a 65 empreendedores e 19 entrevistas a responsáveis de recursos humanos, finanças e outras instituições, 12% dos empreendedores afirmaram que receberam apoio financeiro, 88% consideram difícil obter apoio financeiro, enquanto 68% não conhecem produtos financeiros específicos para empreendedores. (...)


(Leia o artigo integral na edição 546 do Expansão, de sexta-feira, dia 18 de Outubro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)