Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

BNA resgata títulos de 10 mil milhões Kz a 26 empresas

PARA AJUDAR NAS DIFICULDADES DE TESOURARIA EM TEMPO DE COVID-19

O Banco Nacional de Angola (BNA) já desembolsou 10 mil milhões Kz de um total de 100 mil milhões aprovados com o resgate de títulos públicos a 26 empresas ao abrigo do plano de contingência para aliviar entidades que necessitem de liquidez, enquanto durar a pandemia do novo coronavírus, anunciou o banco central, em comunicado.

O plafond aprovado é de 100 mil milhões Kz, dos quais ainda só foram executados 10 mil milhões, dentro da estratégia prevista nos instrutivos n.º 06 e n.º 09 de 2020.

O BNA não nomeia as empresas que participaram na primeira operação, nem diz, na nota de anúncio, quando será a próxima operação, que deve comprar os restantes 89,9 mil milhões Kz.

Até meados de Maio, só as pequenas e médias empresas podiam recorrer a esta linha aberta pelo banco central. Com o instrutivo n.º 09/2020, de 11 de Maio, passou a integrar também as grandes empresas.

O regulador do sistema bancário nacional justificou a integração das grandes empresas nestas facilidades com o "interesse demonstrado" por estas empresas de grande dimensão que actuam no sector produtivo no acesso a desconto de Obrigações de Tesouro por si detidas, de forma a gerar liquidez para cumprir as suas responsabilidades de curto prazo. (...)


(Leia o artigo integral na edição 576 do Expansão, de sexta-feira, dia 29 de Maio de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)