Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

BDA financia 400 milhões Kz em projectos agrícolas

No Zaire

O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) disponibilizou 400 milhões Kz para financiar 18 cooperativas agrícolas na província do Zaire, no âmbito do Programa de "alívio económico" do Governo e dos bancos comerciais, que tem como objectivo elevar os níveis de produção da campanha agrícola 2020/2021, de acordo com dados do banco, citados pelo director provincial do gabinete de Desenvolvimento económico integrado, Sabino da Conceição.

Das 18 cooperativas seleccionadas, 10 operam no ramo do comércio e distribuição, que têm a responsabilidade de adquirir os produtos agrícolas, fornecidos pelas restantes 8 cooperativas, a partir dos campos, e distribuir nas grandes zonas de consumo.

Sabino da Conceição falava à margem do acto de assinatura de contrato entre a empresa Chalon e três cooperativas agrícolas no município do Kuimba, com as cooperativas a levarem, individualemnte, 23,5 milhões Kz, cujo prazo de reembolso foi estabelecido em dois anos, com um período de carência de seis meses.

O gestor solicitou o envolvimento de outras empresas dos sectores do comércio e distribuição, no sentido de celebrarem contratos com as cooperativas agrícolas, para que a região tenha um circuito económico mais dinâmico e eficiente.

(Leia o artigo integral na edição 597 do Expansão, de sexta-feira, dia 23 de Outubro de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)