Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Isabel dos Santos cai 1.116 lugares desde 2017 na lista da Forbes

Os mais ricos do mundo

A fortuna de Isabel dos Santos afundou 45% para 1,7 mil milhões USD desde 2017, com a filha do ex-Presidente da República a cair do lugar 630 da lista dos mais ricos do mundo da Forbes para 1.746.

Acusada da prática de crimes de peculato e lavagem de dinheiro pela PGR angolana, a queda na lista de milionários da Forbes resulta, em parte, da perda de alguns activos que a empresária tinha em sua posse, como a participação na empresa tecnológica portuguesa Efacec, entretanto nacionalizada naquele país europeu. A cooperação judicial e a investigação Luanda Leaks levaram a arrestos preventivos de contas e de várias participações noutras empresas portuguesas como a Eurobic ou a NOS, o mesmo acontecendo em Angola, onde viu arrestadas contas bancárias e empresas. Destaque para a Unitel, onde Isabel dos Santos detinha 25%, através da Vidatel, tendo entretanto perdido o controlo da empresa, por decisão do Tribunal Supremo das Ilhas Virgens Britânicas, onde esta empresa está sedeada.

Em relação à Efacec, três bancos portugueses deram entrada no tribunal, no dia de Natal, de uma acção judicial contra a holding maltesa Winterfell Industries da empresária Isabel dos Santos, um mês depois de a subsidiária Winterfell 2 ter sido igualmente executada. Novo Banco, Caixa Geral de Depósitos e o BCP (do qual a Sonangol é o segundo maior accionista) reclamam 26,4 milhões de euros a Isabel dos Santos que terão sido emprestados à Winterfell Industries no âmbito do negócio para a compra de parte da Efacec em 2015. Os mesmos bancos já tinham avançado com outras duas acções de execução sobre a subsidiária Winterfell 2. Numa os três exigiam 18,5 milhões de euros e na outra acção o Novo Banco e o BCP reclamavam 10,3 milhões de euros.

(Leia o artigo integral na edição 606 do Expansão, de sexta-feira, dia 8 de Janeiro de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)