Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendTecnologia

Uber à angolana disponibiliza táxis, barcos ou reboques através da aplicação para telemóvel "Tirosa"

Desenvolvida por jovens angolanos

A aplicação Tirosa entrou há um ano no mercado nacional e disponibiliza serviços de transporte de carros, barcos e até de reboques.

Uma espécie de Uber à angolana, o projecto desenhado e executado por jovens nacionais, focado na prestação de serviços de transporte, prevê a instalação de Wi-Fi em todas as suas viaturas no próximo mês.

A empresa teve um investimento de 60 milhões Kz, conforme contam os proprietários, Evandro Santos, Dulcidio Sachipa e Aldemiro Furtado.

Porque na adversidade há sempre oportunidades e de acordo com os empreendedores, a crise económica e a pandemia foram os grandes impulsionadores para a realização do projecto. "Decidimos investir, diversificar e trazer soluções diferentes ao mercado. E vimos uma deficiência na mobilidade urbana em Luanda e no País. Por isso, pensámos investir no aplicativo móvel, porque a tecnologia é uma área que nos move", revela um dos jovens.

O objectivo destes empreendedores passa por participar no desenvolvimento do sector turístico do País. Para isso a mobilidade é de extrema importância.

A empresa disponibiliza serviços de passeio e de travessia de barco. Para responder ao nível de procura, a firma tem 60 viaturas económicas, 10 executivas, seis barcos, quatro iates, dois barcos turismos de 25 lugares e 250 reboques. Entre eles, alguns são propriedade da empresa e outros resultam de parcerias com outras empresas.

Para o funcionamento do projecto, os jovens trabalham com 100 colaboradores. Durante o primeiro ano de actividade, o número de clientes é satisfatório, segundo os responsáveis. "Não temos um número exacto, mas não pára de crescer", destacam.

(Leia o artigo integral na edição 608 do Expansão, de sexta-feira, dia 22 de Janeiro de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)