Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Vietnamitas "ponderam" investir no Huambo

País

Os sectores do comércio, agricultura e construção civil, são as áreas em que os empresários vietnamitas pretendem investir na província do Huambo.

De acordo com embaixador do Vietname em Angola, Vu Ngol Minh, as condições geológicas, climáticas e hidroeléctricas, podem influenciar os empresários vietnamitas a investirem na região. Já a governadora provincial, Lotti Nolika, destacou a valia da atracção do investimento vietnamita para as áreas da energia e águas, a fim de desenvolver a região.

Em declarações à imprensa, no final do encontro com esta responsável, o diplomata confirmou que a província do Huambo tem grandes potencialidades e recursos hídricos capazes de desenvolver actividade agrícola em grande escala, tendo realçado que grupos técnicos dos dois países vão trabalhar para a efectivação de acções concretas de cooperação e investimento.

Vu Ngol Minh admitiu a possibilidade de assinatura de um acordo de geminação do Huambo com uma das províncias ou cidades do Vietnam.

Recorde-se que Angola estabeleceu relações diplomáticas com o Vietnam em Novembro de 1975.

Em 1978, os dois estados assinaram o Acordo Geral de Cooperação, através do qual os governos acordaram o tipo de relacionamento, ao que se seguiram outros instrumentos jurídicos.