Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Três sectores com financiamentos de 1.245 milhões Kz

No âmbito do PRODESI

Três sectores da economia nacional contam com um investimento de 1.245 milhões Kz provenientes de bancos comerciais para financiar o Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).

O agro-negócio lidera com 863 milhões Kz (69,3%), seguido pelo sector alimentar com 236 milhões Kz (19%), logística e distribuição de produtos do agro-negócio aparece na terceira posição com 146 milhões Kz (11,7%). Criado em 2019 pelo Governo, o crédito destinado ao PRODESI, é para os produtos dos 54 prioritários da cadeia produtiva.

O secretário de Estado para a Economia, Mário João, explicou que desde o início do ano foram registados 93 projectos para a aquisição do microcrédito, com a aprovação de 83. Quanto a não aprovação de alguns projectos de empreendedores, o governante acrescentou que entre os principais motivos estão insuficiências nos estudos de viabilidade económica e financeira, ausência de garantias reais, identificação dos beneficiários efectivos, bem como a falta de organização contabilística e situação irregular dos empreendedores. Em termos de área territorial, entre as províncias com mais produtores registados destacam-se a Huíla com 1.556, Bié 1.448 e Huambo com 1.444.

O responsável explicou ainda que para apoiar as vendas, foi criado o portal da produção onde estão registados até ao momento 9.469 produtores. "A principal meta é atingir os 10 mil produtores até o final do ano", disse.

(Leia o artigo integral na edição 613 do Expansão, de sexta-feira, dia 26 de Fevereiro de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)