Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Após vários adiamentos Angola avança com 20 centros de inspecção automóvel

Metade ficam na província de Luanda

Ao fim de diversas prorrogações do prazo limite para candidaturas ao concurso público para construção e exploração de 20 Centros de Inspeções de Veículos Automóveis e Reboques, foram assinados esta terça-feira os contratos de concessão, com 20 empresas privadas.

De acordo com informação da Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária da Polícia Nacional de Angola, 10 dos futuros 20 centros vão ficar instalados na província de Luanda.

O processo de concurso sofreu muitos contratempos, sendo que o principal prende-se com as tarifas de inspecção, em vigor desde 2010, altura em que cada dólar valia 92 Kz, o que não se compara com os 620 Kz que vale actualmente, facto que afastou eventuais interessados.

Tal como o Expansão noticiou em Fevereiro de 2020, das 85 empresas que adquiriram caderno de encargos, nenhuma avançou. De acordo com a polícia Nacional ao concurso actual concorreram 28 empresas.

Em 2020 os candidatos exigiam a actualização das tarifas de inspecção de viaturas para avançarem com as suas candidaturas de forma a não por em causa a viabilidade do negócio, dado que cada centro exige um investimento que ronda os 600 mil USD.