Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Angola exportou em Março só 989 mil barris por dia

Dados do MinFin não batem com os da ANPG

Angola exportou apenas 989 mil barris de petróleo por dia em Março, uma redução de 20% face aos 1,2 milhões de barris por dia do mês anterior, revelam dados do Ministério das Finanças (MINFIN).

Comparando estes dados do MinFin com as estatísticas externas do BNA constata-se que é necessário recuar a 2004 para encontrar uma média de exportação abaixo de um milhão de barris de petróleo por dia, quando o País exportou só 944 mil barris de petróleo por dia. Embora os níveis de produção de petróleo estejam a baixar por causa do declínio da produção, especialistas contactados pelo Expansão revelam que esta queda só pode ser explicada por questões técnicas. "A comercialização pode ter programado menos carregamentos para Março", avança Lago de Carvalho.

Por sua vez, dados da ANPG fornecidos ao Expansão revelam que a exportação cresceu em Março face a Fevereiro e esteve acima de 1 milhão de barris.

(Leia o artigo integral na edição 620 do Expansão, de sexta-feira, dia 16 de Abril de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)