Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Mota Engil "encaixa" 5,3 mil milhões Kz para construção de 2 pontes no Moxico

País

A Mota Engil vai encaixar 5,3 mil milhões Kz para a construção de duas pontes, uma sobre o rio Macondo e outra sobre o rio Inwena, que liga o troço Calunda/Macondo no município do Alto Zambeze, na província do Moxico.

A construção da ponte sobre o rio Macondo está avaliada em 2.793 milhões Kz, sendo a segunda orçada em 2.521 milhões Kz. O Presidente da República, autorizou a celebração do contrato de construção entre o Ministério das Obras Públicas e Ordenamento do Território (MINOPOT) com a empresa Mota Engil, vencedora do concurso público lançado pela entidade ministerial. O despacho presidencial n.º 55/21, de 30 de Abril assinado por João Lourenço, refere a necessidade de executar o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

A falta de pontes consistentes para ligar a sede municipal do Alto Zambeze, com a comuna de Calunda está a condicionar o desenvolvimento daquela região, o que contribui para a acentuada desigualdade social. A referida região está interligada por meio de pontes de madeira de pequeno porte, que impossibilita o tráfego de camiões de transporte de carga pesada. A dependência e centralização do poder administrativo e financeiro, são o factor principal que contribui negativamente para o atraso no desenvolvimento das regiões das províncias do interior, sobretudo, das zonas leste e sul do País. De acordo com o administrador municipal, António Muquisse, no âmbito do PIIM, para o Alto Zambeze, está previsto a construção de 20 pontes para interligar as comunas da região, sendo que seis já foram consignados, faltando apenas o início da sua implementação.

(Leia o artigo integral na edição 623 do Expansão, de sexta-feira, dia 7 de Maio de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo