Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Bancos comerciais só concederam um terço dos créditos exigidos pelo BNA

GRAU DE CUMPRIMENTO DO AVISO N.º 10/2020

Entre as 20 instituições financeiras bancárias que constam na lista do Aviso 10, só duas já concederam o número mínimo de financiamentos exigidos pelo banco central.

O alargamento do prazo para fim de Abril para Dezembro não acelerou o financiamento dos bancos ao Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), sendo que, até Abril apenas um terço dos 460 créditos exigidos ao abrigo do Aviso 10/20 do BNA tinham sido desembolsados pelas instituições financeiras.

O Aviso 10/20 impõe o cumprimento de dois critérios. Um relativo a um mínimo de 460 financiamentos a conceder por 20 bancos. O segundo critério impõe o cumprimento de um valor mínimo por banco, equivalente a 2,5% do seu activo líquido.

No mês passado foram financiados 11 novos projectos no valor de 14,6 mil milhões Kz, perfazendo um total de 171 créditos já concedidos e desembolsados 262,6 mil milhões Kz. Conforme a informação disponível no site do BNA, até Abril apenas dois bancos comerciais cumpriram com o mínimo de projectos financiados. Trata-se do Banco de Negócios Internacional (BNI) que já financiou 17,7 mil milhões Kz em 26 projectos e do Banco Yetu que desembolsou 2,4 milhões Kz em 20 projectos (ver tabela).

(Leia o artigo integral na edição 626 do Expansão, de sexta-feira, dia 28 de Maio de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)