Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

CPLP intensifica integração económica na Cimeira do Sal

Angola formaliza pedido de adesão à Commonwealth e à Organização Internacional da Francofonia

Numa altura em que a CPLP se prepara para intensificar a integração económica, com a mobilidade de pessoas e bens entre os nove Estados-membros na agenda da Cimeira do Sal, que se realiza em Julho, Angola aproxima-se da Commonwealth e da Organização Internacional da Francofonia.

A mobilidade entre os países que integram a CPLP é o tema central da cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, que decorrerá nos dias 17 e 18 de Julho, em Cabo Verde.
A cimeira realiza-se dois meses depois da assinatura da Carta de Maputo, Moçambique, e três meses depois de os ministros do Comércio da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) decidirem em Brasília, no Brasil, "consolidar os esforços" para aumentar os "fluxos de comércio e de investimento" entre os nove Estados. Um território de 280 milhões de pessoas, com um Produto Interno Bruto (PIB) de 2 biliões USD no conjunto dos Estados membros, que geram, entre si, trocas comerciais estimadas, em 2012, em 10,2 mil milhões USD.
Os nove países que compõem a comunidade lusófona (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor Leste) saíram da 1.ª Conferência Económica do Mercado da CPLP, realizada em Maputo, nos dias 9 e 10 de Maio, com a incumbência de elaborar propostas para agilizar a reforma do quadro legal, tendo em vista a livre circulação de pessoas, bens, produtos, serviços e capitais na CPLP.
"Está sobre a mesa e seguramente vai ser um dos pontos fortes e creio que vamos conseguir condições para a mobilidade entre os países da CPLP", afirmou o primeiro-ministro cabo-verdiano, esta semana, à chegada a S. Tomé e Príncipe para uma visita de cinco dias.

(Leia o artigo na integra na edição 476 do Expansão, de sexta-feira 08 de Junho de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)