RIL crescem 9,1% entre Janeiro e Setembro para 9.590 milhões USD
Reservas geridas pelo banco central asseguram 11 meses de importações, uma melhoria face ao mês de Janeiro, quando garantiam apenas 10. Preço do petróleo e Direitos Especiais de Saque do FMI explicam o aumento
Tendência positiva valoriza Reservas Internacionais Líquidas (RIL) em 9,1% nos primeiros nove meses do ano, de acordo com as estatísticas monetárias e financeiras publicadas esta semana pelo Banco Nacional de Angola (BNA).
No final de Setembro, as RIL estavam avaliadas em 9.590 milhões USD, quando no início do ano, em Janeiro, valiam 8.788 milhões USD, tendo valorizado 9,1% em nove meses. No entanto, face a Agosto, as reservas caíram 3,0%. Desde Janeiro, o País já importou mercadorias (classificação que exclui as categorias Bens e Serviços) no valor de 5.336 milhões USD, o que totaliza uma média mensal de 889,3 milhões USD.
Segundo cálculos do Expansão, desta forma as RIL asseguram 11 meses de importações de mercadorias, uma melhoria face ao mês de Janeiro, em que esta média mensal garantia apenas 10 meses de compras lá fora. Segundo especialistas, a variação positiva das RIL reflecte o aumento do preço do barril de petróleo nos mercados internacionais e o impacto do equivalente a 947 milhões USD provenientes dos Direitos Especiais de Saque (DES) disponibilizados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) no fim de Agosto.
(Leia o artigo integral na edição 648 do Expansão, de sexta-feira, dia 29 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)