Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Empresários angolanos assumem onshore do Kwanza e do Baixo Congo

Agora é oficial

O Expansão traz os rostos dos responsáveis por sete das 12 empresas angolanas apuradas na licitação do onshore angolano. ANPG estima que os blocos licitados das bacias do Kwanza e do Congo no onshore vão atrair investimentos à volta de 3 mil milhões USD em Capex, e em alguns blocos da bacia do Congo o primeiro óleo pode sair em menos de três anos

Doze empresas angolanas e três estrangeiras foram apuradas pela Agência Nacional de Petróleo Gás e Biocombustíveis (ANPG) para investir na exploração de petróleo nos blocos onshore das bacias do Kwanza e do Baixo Congo num esforço do executivo para aumentar a actividade de pesquisa, para promover novas descobertas de petróleo e trazer a pro[1]dução e combater o declínio da produção de petróleo em Angola.

Este declínio provocou uma redução significativa das receitas petrolíferas do país, e com a exploração em onshore as empresas angolanas são chamadas a investir parte dos 3 mil milhões de USD que a concessionária prevê que serão aplicados nos próximos cinco anos na perfuração dos poços, instalações de produção, armazenamento, transporte e outras necessidades dos nove blocos licitados no onshore.

Mais de metade dos blocos licitados será operado por empresas nacionais já que a Somoil, Angola Integrated Services, Simples Oil, Alfort Petroleum e Mineral One são as únicas cinco angolanas a ganhar a licença de operação de blocos petrolíferos, os restantes 4 blocos serão operados pelos Canadianos da MTI Energy. Os outros dois estrangeiros que participaram da licitação ficam apenas com participações minoritárias.

(Leia o artigo integral na edição 644 do Expansão, de sexta-feira, dia 01 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo