Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Endiama aposta na implementação de projectos sociais

Diamantes

A construção de escolas técnicas e primárias na província do Bié e em Chamuteba (Lunda Norte), e um bairro de cerca de quatro mil casas na Lunda Sul, são entre outros os projectos em curso levados a cabo pela Empresa Nacional de Diamantes de Angola (Endiama), anunciou o chefe da firma.

O presidente do conselho de administração da Endiama, António Carlos Sumbula, disse quarta-feira, em Luanda, em conferência de imprensa que para além destes projectos, a concessionaria nacional pretende construir também um condomínio para os trabalhadores do Lucapa e do Cuango (Lunda Norte), além de um bairro social na província de Luanda que vai albergar os funcionários da sede e das subsidiárias.

Quanto a iniciativa da empresa de construir um Museu do Diamante, o responsável adiantou que neste momento a concessionaria trabalha em colaboração com o Ministério da Cultura para poder obter deste órgão as directrizes no que respeita a museologia da obra que se pretende.

Para concretizar esta iniciativa, disse, a Endiama pretende primeiro erguer um prédio a volta do museu e posteriormente proceder a venda dos escritórios com o objectivo de arrecadar valores para estar em condições suficientes de construir o museu.

Trata-se de um museu caro que vai servir para dar respostas as exigências das universidades, dos turistas e demais interessados. Vamos fazer um museu dinâmico onde as pessoas vão ter a percepção exacta de como o diamante se formou a milhares de anos, sublinhou.

Angop / Expansão

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo