Fibra óptica mantém qualidade dos serviços da Angola-Telecom
O cabo de fibra óptica instalado há cinco anos na província do Huambo mantém a qualidade dos serviços de telecomunicações da Angola-Telecom, operadora pública de telefonia fixa, apesar de algumas obstruções causadas por empresas de construção civil.
A informação foi prestada esta segunda-feira à Angop pelo director provincial da Angola-Telecom, Adriano Muteka Muholo, salientando que o actual estado do cabo é satisfatório. "Está a permitir que os usuários do sistema de comunicações via Internet e voz activo não registem interrupções no sinal".
O mesmo responsável informou ainda que a Angola-Telecom possui serviços de transmissões em micro-ondas e por satélite, para acautelar eventuais danos que possam ocorrer na fibra óptica.
"Apesar do cabo estar a funcionar com normalidade, algumas vezes ocorrem obstruções provocadas por empresas de construção civil, calamidades naturais ou ainda por acção de animais. Isto obriga-nos a ter sistemas alternativos para garantir as comunicações", explicou.
Adriano Muteka Muholo disse que o cabo de fibra óptica é uma via de transmissão por cabo subterrâneo que permite distribuir o sinal de telecomunicações a partir da central instalada em Luanda, com elevada qualidade.
Na província do Huambo, segundo o director da Angola-Telecom, o cabo cobre oito dos 11 municípios, sendo que, brevemente, cobrirá os restantes.
O director provincial informou que a empresa, além dos serviços de telefonia fixa, possui três pacotes de Internet para empresas, residências e outros locais.
Tendo em conta o facto que no passado muitos usuários se furtavam a pagar, este ano a Angola-Telecom está a usar serviços pré-pagos.
Angop/Expansão