Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Inapa Angola supera expectativas e cresce 40% em 2013 com novos produtos

Papel

Negócio aumenta 40%, acima dos 15% previstos. Casa-mãe portuguesa regressa aos lucros depois de perdas de quase 800 milhões Kz em 2012.

 

As vendas da Inapa Angola subiram 40% em 2013, face a 2012, revela ao Expansão o director-geral da distribuidora de papel, embalagens e de comunicação visual. A ajudar ao crescimento, diz Horácio Fonseca, está o alargamento da oferta da empresa.

Em 2013, afirma o gestor, a Inapa Angola introduziu novos produtos no mercado, nomeadamente costumáveis gráficos e produtos de embalagem. "O negócio em Angola tem vindo a desenvolver-se gradualmente e de acordo com a estratégia delineada. No último ano, o crescimento acompanhou o desenvolvimento económico de Angola e do sector gráfico", explica. A Inapa opera no País desde 2009, dispondo de um armazém com uma área de cerca de mil metros quadrados em Viana. A empresa olha para Angola "numa perspectiva de médio e de longo prazo", o que explica "a formação de equipas locais e o investimento na melhoria da localização do armazém", disse.

Há um ano, em entrevista à edição de Angola do Sol, o gestor admitira que poderia ser necessário aumentar a capacidade do armazém para suportar o crescimento do negócio. Na altura, Horácio Fonseca revelou que em 2013 seriam introduzidos novos produtos no mercado, estimando crescer cerca de 15% nas vendas - previsão que acabou por se revelar conservadora. Em 2012 a Inapa Angola crescera 20%, face a 2011, facturando cerca de 2,3 milhões EUR (perto de 310 milhões Kz) com a venda de aproximadamente 800 toneladas de papel.

A operação angolana teve resultados líquidos positivos, que o gestor não detalhou, mas o grupo, no seu conjunto, sofreu perdas de 5,7 milhões EUR (cerca de 767 milhões Kz). Em Angola, a Inapa tem como principais clientes as gráficas mais relevantes, como a Imprensa Nacional, a Dahmer, a Litotipo e as Edições de Angola. Para além de Angola e Portugal, a Inapa está presente na Alemanha, Espanha, França e Suíça. Em 2013, a casa-mãe portuguesa - que detém 100% da Inapa Angola - voltou ao verde, apresentando lucros de cerca de 1,3 milhões EUR (175 milhões Kz), num ano marcado por uma quebra de 6,2% no negócio de venda de papel (para 798 mil toneladas) e por ganhos de 20% e de 14% nos segmentos de embalagens e comunicação visual, respectivamente.

A recuperação "reflecte o resultado da execução da estratégia de médio e longo prazo assente na diversificação geográfica e da carteira de negócios a par do esforço de eficiência", explica o grupo em comunicado.

Segundo os resultados, disponíveis no website da empresa, "para além de mais de 95% do negócio do grupo ser feito nos mercados internacionais, a contribuição dos negócios complementares [embalagem e comunicação visual], conseguiu contrariar e compensar a queda verificada no negócio do papel". Os negócios complementares valem 14% das vendas do grupo e quase 30% do resultado operacional. Os riscos de crédito e a falta de formação de quadros constituem os principais "constrangimento" no negócio em Angola, admite Horácio Fonseca.

David Rodrigues

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo