Sociedade Mineira de Catoca identifica áreas a explorar no Zimbabué
A Sociedade Mineira de Catoca (SMC) vai começar a operar no mercado zimbabueano, no decurso de 2014, concretamente nas zonas da Bacia do Limpopo e de Marange, na zona fronteiriça entre o Zimbabué e Moçambique.
A informação foi tornada pública pelo director-geral da Sociedade Mineira de Catoca, José Ganga Júnior.
Em declarações à Angop, a propósito do memorando para cooperação no domínio da actividade mineira assinando, dia 28 de Outubro, entre os Governos de Angola e do vizinho país da África Austral, o responsável angolano salientou que fruto deste instrumento a intervenção da SMC no Zimbabué fica salvaguardada.
Em termos de localização de áreas, nós pretendemos trabalhar na zona da Bacia do Limpopo e na Zona de Marange, particularmente na região fronteiriça entre o Zimbabué e Moçambique. Portanto são as áreas de maior interesse do Catoca, a princípio, dentro do seu processo de internacionalização, sublinhou o director-geral.
Quanto ao volume de investimentos no Zimbabué, José Ganga Júnior disse que ainda é prematuro falar sobre o assunto, porque entende que, primeiramente, se deva ter o contrato das áreas do interesse da empresa para explorar e, a partir daí, desenhar-se então um programa de intervenção, que iniciará com trabalhos de prospecção.
À semelhança do Zimbabué, fez saber, a Sociedade Mineira de Catoca também está a investir em actividades geológicas aqui ao nível do país, pelo que temos várias outras concessões, concretamente mais sete, e os financiamentos estão a ser efectuados com recursos próprios da SMC.
O memorando de cooperação económica, no domínio da mineração, visando a pesquisa, prospecção, exploração, apoio técnico e tecnológico, permite também empresas angolanas investir em território zimbabueano.
O documento foi rubricado pelo ministro angolano da Geologia e Minas, Francisco Queiroz, e pelo titular da pasta das Minas e do Desenvolvimento Mineiro do Zimbabué, Walter Chidhakwa.
O rio Limpopo é o segundo maior rio da África austral, com cerca de 1600 km de extensão e serve de fronteira entre a África do Sul, o Botswana e o Zimbabué, antes de entrar em Moçambique no norte da província de Gaza para desaguar no Oceano Índico, perto da cidade de Xai-Xai.
Tem um comprimento de cerca de 1 600 km (certas fontes referem 1 770 km) e a sua bacia hidrográfica cobre cerca de 415 000 km². Vasco da Gama foi o primeiro europeu a avistar este rio, quando ancorou na sua desembocadura em 1498 a caminho da Índia.
Já o campo diamantífero de Marange constitui, segundo algumas pesquisas, uma das maiores descobertas de diamantes dos últimos tempos, com enorme potencial para impulsionar a economia do Zimbabué.
A Sociedade Mineira de Catoca é formada pelas empresas angolana Endiama, que detém 32,8 porcento das acções, a Alrosa (Rússia - 32,8%), Daumonty (Israel 18,0%) e Odebrecht (Brasil 16,4%).
A empresa está actualmente a trabalhar para a diversificação da actividade, explorando outras fontes de mineração que não apenas o kimberlity de Catoca.
Angop / Expansão