Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Maior banco nigeriano com acordo para comprar Finibanco

PORTUGUÊS MONTEPIO HOLDING DE SAÍDA

Se a operação for aprovada pelo BNA, preço vai resultar do valor percentual que o banco português tem nos capitais próprios do Finibanco e dos eventuais ajustamentos que vierem a ser apurados no âmbito de uma auditoria com conclusão prevista para o II trimestre de 2023.

O banco português Montepio acordou a venda da sua participação no Finibanco Angola à maior instituição bancária nigeriana em activos e em número de clientes, o Access Bank Plc, que aguarda agora pela autorização do BNA para se juntar a outros accionistas como Mário Palhares (35,00%), Francisco Simão Júnior (4,00%), João Avelino dos Santos (4,00%) e outros (5,00%).

Sem revelar o valor da venda, o Montepio Holding adianta apenas que este resultará da proporção atribuível nos capitais próprios do Finibanco, que no final de 2021 totalizavam 32,5 mil milhões Kz, equivalentes a 58,5 milhões USD, mas também "dos ajustamentos que vierem a ser apurados no âmbito de uma auditoria" que estará finalizada no I semestre de 2023.

Resta agora saber o percentual da participação que o Montepio vai vender aos nigerianos, uma vez que há uma discrepância entre aquilo que o banco português diz ter, e aquilo que o Finibanco reflecte nos seus relatórios e contas.

(Leia o artigo integral na edição 695 do Expansão, de sexta-feira, dia 07 de Outubro de 2022, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo