Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Mediadores contribuíram apenas com 8% e 21 mil milhões kz nos prémios do mercado segurador

RELATÓRIO DO MERCADO SEGURADOR 2021

O ramo vida, com 554 milhões Kz, representou 3% e o ramo não vida, com 20.943 milhões Kz, 97%. O mercado segurador ainda é dominado pelo seguro de subscrição directa, através das agências.

Os mediadores que operam no mercado contribuíram apenas com 8%, e 21.498 milhões Kz, do total dos prémios arrecadados pelas seguradoras, avaliados em 277.797 milhões Kz, de acordo com cálculos do Expansão com base no relatório do mercado da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG). O ramo vida, com 554 milhões Kz, representou 3% e o ramo não vida, com 20.943 milhões Kz, 97%. Entretanto, o ramo de doenças representou 39,08% do total dos prémios, com 8.401 milhões Kz.

A pouca contribuição dos mediadores nos resultados das seguradoras pode ser explicada pelo facto de o mercado ainda ser fortemente dominado pelo seguro de subscrição directa, por via das agências/balcões dos bancos ou até mesmo das seguradoras. Quanto ao número de apólices, o ramo não vida registou o maior número, 7.775 apólices em relação às 38 emitidas para o ramo vida, "deixando claro que, este último ramo, ao contrário das demais realidades, tem sido pouco explorado em Angola, pese embora a sua função social ser de elevada importância".

Os ramos automóveis com 2.368 e diversos com 2.288 são os que mais apólices subscreveram, "dando realce às apólices do ramo automóvel, muito impulsionado pelo Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil e Automóvel, vulgo, SORCA".

O total de remunerações dos mediadores de seguros, traduzidos em comissões de seguro foi de 13 mil milhões Kz, um aumento de 10 mil milhões Kz, se comparado com os do ano passado. Estas remunerações são de agentes colectivos e não de agentes singulares, porque o regulador ainda está a trabalhar no reporte de informação destes agentes.

O ramo com maior nível de remuneração em 2021 foi, obviamente, o de acidentes, doenças e viagens, com 40% do total das comissões de seguro directo, seguido pelo ramo petroquímico com 22.7%. O regulador controla 1.351 agentes singulares e 99 agentes colectivos, perfazendo um total de 1.450 mediadores. No entanto, durante o ano de 2021, foram registados 220 novos mediadores, pese embora os agentes de mediação, pessoa singular, ainda representem a maior parte do total dos mediadores, mais especificamente 93%.

Quanto aos prémios de resseguro cedidos por meio da mediação tiveram um resultado de 20.655 milhões Kz. O ramo diverso representa 48% do total dos prémios de resseguro cedido por via da mediação, com 9.980 milhões Kz.