Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

MEDVIDA produz apenas 25% do total da sua capacidade instalada

Empresa privada de capital angolano

O investimento foi feito em 2016, 24 milhões USD, mas a fábrica só começou a produzir em 2019, já com uma nova equipa de gestão. O principal cliente é o Estado e os atrasos nos pagamentos limitam o seu crescimento. Produz apenas a 25% da capacidade instalada mas o País importa regularmente os mesmos produto

Empresa privada de capital angolano, Medvida fez investimento de 24 milhões de dólares para produzir um total 600 milhões de compressas de gaze, 3,2 milhões de ligaduras e 196 mil de peças de gaze, numa fábrica na Zona Económica Especial. A actividade industrial teve início em 2019 mas até ao momento a produção nunca ultrapassou os 25% da capacidade instalada.

As vendas da firma começaram em março de 2019 e estão estimadas actualmente em 2,5 milhões de dólares/ano. Cerca de 80% destas vendas são para o Estado angolano, através dos hospitais públicos e outras instituições, e cerca de 500 mil dólares para aos serviços de saúde privados.

O grande problema no fornecimento ao Estado é a "elevada incerteza quanto ao seu prazo de recebimento" o que põe em "cheque" a "viabilidade financeira da empresa" colocando pressão sobre os preços, argumenta Ana Barbosa, directora das operações da Medvida.

E, por acréscimo, impede que a fábrica possa aumentar a sua produção, uma vez que não consegue ter capacidade de investimento em matérias-primas, já que se debate diariamente com problemas de tesouraria. Para se ter uma ideia a empresa tem fornecimentos ao Estado que esperam quase um ano para serem pagos.

(Leia o artigo integral na edição 646 do Expansão, de sexta-feira, dia 15 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)