Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

A nova "tanga"

Em análise

Não basta criar chavões e lançá-los nas revistas da especialidade e nos restantes meios de comunicação social (...) Isso é uma "tanga". O desafio que lanço aos gestores de soundbites é que quando os lançam, partilhem o que estão a fazer diferente e o que já implementaram. Assim, passam de soundbites a inspiração...

Sempre que há uma crise ou alguma novidade no mundo das organizações, aparecem sempre vários gestores com expressões sensacionalistas e inspiradoras, que tentam marcar a diferença. Com o novo coronavírus, obviamente não está a ser diferente. Nomeadamente com o trabalho remoto total ou parcial.

Ainda bem recentemente, a moda era "vamos contratar por competências e não pela experiência", ou "é importante a experiência multicultural". Quando, na verdade, o que assistimos é ao mesmo de sempre, ou seja, contratação pela experiência na indústria e no sector de actividade. São muito poucos aqueles que contratam com base em competências adquiridas.

Depois apareceram inúmeros especialistas no "novo normal" e em espaços de trabalho do futuro. Ou seja, de repente, indivíduos que nunca tinham pensado sequer em gestão de pessoas ou que não têm qualquer competência ou experiência, começaram a dar palestras, fazer programas e podcasts sobre estes temas. Pior ainda é que há pessoas a ver. No fundo, faz lembrar os influencers que, de repente, são nutricionistas. Também aqui, o pior é que há pessoas a seguir essas mesmas recomendações.

Ou seja, é uma frase com muitos anos que o principal activo das organizações são as pessoas. E são mesmo. E vão continuar a ser. Mas importa que os curiosos deixem de falar com tanta propriedade sobre o tema de gestão de pessoas. É a mesma coisa que, de repente, colocarmos uma pessoa do marketing a fazer o controlo financeiro de uma organização. Não tem competências para tal, e a asneira é certa. Mas agora o que é moda é dizer que não importa de onde se trabalha, nem o número de horas e que a flexibilidade é total, desde que o trabalho seja apresentado.

*Expert in Human Resources & Entrepreneur, Certified Coach PLD19, Harvard Business School Alumni

(Leia o artigo integral na edição 588 do Expansão, de sexta-feira, dia 21 de Agosto de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo