Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Grande Entrevista

"Crescemos a actividade apesar da pandemia"

José Luís Cacho, presidente do Porto de Sines

Presidente do porto de Sines e da Associação dos Portos de Portugal está neste sector há mais de 20 anos. Olha para Sines, Luanda e para o mundo

Depois do XXII congresso da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP) realizado em Luanda, com que ideia ficou deste projecto dos portos CPLP?

Penso que o mundo em que vivemos hoje traz-nos novos desafios, novos problemas e temos de ter novas formas de trabalhar. Este congresso, e desde já dou as minhas felicitações aos organizadores pela forma como decorreu, veio mostrar que temos de trabalhar todos em conjunto, mais juntos, pois num mundo cada vez mais global. O facto de sermos todos portos CPLP é uma ligação importante.

De que forma?

Trabalhando em conjunto podemos todos ajudar as nossas economias a crescer e os nossos países a desenvolverem-se. A actividade portuária, pela sua importância, acaba por ser sempre uma área estratégica e, embora cada um dos portos nos diversos países tenha níveis diferentes de modernização e capacidade, há princípios que são comuns a todos.

A que nível é que essa cooperação pode ser feita tendo em vista que os países e os portos estão em níveis de desenvolvimento diferentes?

Este é o 12.º congresso, já existe uma rede de informações e contactos que a APLOP solidificou. Trabalhamos em programas de formação, temos grupos de trabalho que estudam juntos temas, como o direito portuário nos nossos países, a questão da digitalização dos portos, da descarbonização da nossa actividade...

(Leia o artigo integral na edição 652 do Expansão, de quarta-feira, dia 26 de Novembro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo