Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Grande Entrevista

São as micro-pequenas e médias empresas que pagam IVA. As grandes repassam"

Filomena Oliveira, empresária

Crítica quando o imposto entrou em vigor, em 2019, Filomena Oliveira diz que o IVA penaliza as micro, pequenas e médias empresas, pôs a nu a competência dos licenciados em Angola e não teve a preocupação de incluir o sector informal, que é a espinha dorsal da economia

Em 2019, foi uma das vozes mais críticas do IVA, tanto que ficou conhecida como a "Diva do IVA". Dois anos depois, mantém as críticas?

Mantenho, porque elas tinham por base um conjunto de regras que não foram observadas e que continuam a não ser. Quando criamos novos produtos, quer sejam fiscais quer legislativos, é necessário todo um processo de trabalho. Não é só necessária a auscultação, como também a concertação, ou seja, que os requisitos sejam validados, e por todos os actores, os stakeholders. E a validação destes requisitos pressupõe igualmente um estudo do mercado, porque não faz qualquer sentido introduzir um produto, nenhum empresário se atreve a fazê-lo, sem conhecer o seu mercado.

Mas foram feitos estudos.

Fizeram muitos estudos lá fora, na Namíbia, em Portugal, não sei onde. Passearam muito a fazer estudos, mas não fizeram os estudos que deviam ter sido feitos, estudos locais, do mercado e das empresas angolanas. Era necessário estudos independentes e não feitos pela academia da AGT (Administração Geral Tributária), porque isso, de imediato, não confere a transparência a que todos têm direito. A academia da AGT nem devia estar na AGT, enquanto entidade cobradora de tributo, devia apoiar-se em estudos independentes.

Quem deveria fazer esses estudos?

O Centro de Estudos Económicos (CEIC) da Universidade Católica de Angola, por exemplo, que tem estado muito bem posicionada, a nível nacional e internacional, e com uma boa reputação.

(Leia o artigo integral na edição 645 do Expansão, de sexta-feira, dia 08 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo