Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Peste negra e Covid-19: razões e incidências

Ideias&Visões

Completam-se, em 2020, exactos 672 anos, quase sete séculos, desde que em 1348 uma epidemia de peste bubónica, também conhecida como Peste Negra, alcançou a Europa, ironicamente também vinda da Ásia. Naquela, como hoje, nenhuma autoridade esteve à altura.

Naquele período do século XIV, a doença espalhou-se, também rapidamente através das rotas comerciais e atingiu importantes cidades. Em pouco menos de dois anos, devastou a Europa, da Sicília e Portugal à Noruega, da Moscóvia à Islândia.

Em algumas cidades, mais de metade da população sucumbiu. Na Europa, a população foi reduzida em menos de um terço. Seguiram-se uma terrível crise económica, sucessivos e assustadores ciclos epidémicos. A situação obrigou a encontrar uma saída.

Foram as consequências devastadoras da Peste Negra, seguidas de guerras, crescimento demográfico e da fome que empurraram a Europa para as aventuras além-mar.

Por ironia da vida e da história, ambas foram espalhadas pelo mundo por razões comerciais. A Covid-19, em outras circunstâncias, traz as mesmas incidências e já afecta todo o planeta. Se não for travada, em dois anos, pode levar a vida de mais de três milhões de pessoas no mundo. Tal como nos séculos XIV e XV, o novo coronavírus vem destapando, inúmeros brechas, evidenciando lacunas, apontando desafios.

A epidemia actual, depois do HIV, embora não seja de forma alguma o surgimento de algo radicalmente novo ou sem precedentes, é a segunda deste tipo no século XXI e pode considerar-se como a primeira descendente em letalidade após a SARS 1 e a SARS 2.

Mas, a Covid-19 destapou fragilidades. Mostrou que mesmo os sistemas de saúde das sociedades mais avançadas não estão preparados para enfrentá-lo. Mais do que isso, refreou orgulhos, mostrou que não há ricos nem pobres, não há potências, nem alvos fáceis diante de determinadas circunstâncias. (...)

(Leia o artigo integral na edição 571 do Expansão, de sexta-feira, dia 24 de Abril de 2020, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo