Manuel Rui lança três novos livros de uma só vez
O escritor apresenta "Mulher e Marido", "Onze poemas em Novembro (Ano 10)" e "O Kaputo Camionista", disponíveis na Mayamba.
Um dos principais autores nacionais lançou na terça-feira, dia 22, três novos livros, numa cerimónia que decorreu na Livraria Mayamba, em Luanda. Tratam- -se das obras "Mulher e Marido", "Onze poemas em Novembro (Ano 10)" e "O Kaputo Camionista", numa sessão que contou com sessão de autógrafos, a apresentação crítica das obras e momentos de celebração literária.
"Mulher e Marido" é uma novela breve e intensa, que é, em si, um ensaio narrativo sobre o afecto, a solidão e o silêncio conjugal. É um livro que fala de muitos lares, mesmo quando descreve apenas um. Já o "Onze poemas em Novembro (Ano 10)" é uma celebração lírica do mês da Independência de Angola, convertendo Novembro numa metáfora viva da esperança colectiva e da persistência histórica.
A terceira obra apresentada, "O Kaputo Camionista", a mais ousada das três, cruza ficção, memória histórica e crítica social, com o pano de fundo do Mundial de 1966 e a figura mítica de Eusébio.
A história arranca numa boleia metafórica pela estrada colonial, com um camionista angolano que parte do Lubango e segue até ao coração da identidade portuguesa, através do futebol. Os livros estão disponíveis na livraria Mayamba, na Rua da Liga Nacional Africana.