Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendAgenda

Agostinho Neto é o grande homenageado

PRÉMIO NACIONAL DE CULTURA

Gala de consagração e premiação dos distinguidos vão acontecer no dia 10 de Novembro, em Luanda

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Cultura e Artes. Na edição de 2022, o primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto, é o homenageado a título póstumo. O prémio sob tutela do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, premiou sete categorias.

Fernando Alvim venceu na em Artes Visuais e Plásticas, enquanto que em Cinema e Audiovisual o prémio ficou com a produtora Geração 80. Na categoria de Dança, o prémio foi para a Companhia de Dança Contemporânea da ZAP. Jean-Michel Mabeko-Tali é o vencedor na categoria de Investigação em Ciências Humanas e Sociais. Já na Música, o vencedor é o compositor e professor Mário Rui Silva, para a de Teatro o dramaturgo e director teatral, Amando Rosa.

Em declarações à imprensa, o director nacional da Cultura, Euclides da Lomba, adiantou que a gala de consagração e premiação dos vencedores será no dia 10 de Novembro. O PNC foi instituído no ano 2000, e desde aquela altura atribuiu anualmente prémios em sete categorias, sendo considerado como a mais importante distinção do Estado Angolano, no que às criações diz respeito.