Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendAutomóveis

Pegado Motor´s lança novos modelos e "suspende" arranque de fábrica

MERCADO AUTOMÓVEL

Empresa prepara-se para apresentar nova gama de motorizadas este mês. Gestor lamenta falta de condições internas para financiar uma unidade de montagem em Angola.

A Pegado Motor´s deverá lançar uma nova linha de motorizadas da marca na segunda quinzena do mês em curso, revelou ao Expansão o director-geral da empresa, Bruno Pegado.

A nova linha de motorizadas, assim como os carros também montados pela empresa, tem entre os modelos nomes com simbologias culturalmente conhecidas no País, como Scooter Tundavala ou Kissama, Scooter Menongue, Scooter Ombaka, Scooter Mwana Pwo, Scooter Yaka, Scooter Cuanavale e Moco, ou Scooter Ndemba.

Segundo o director-geral, alguns dos modelos de motorizadas que serão montadas e comercializadas pela empresa já existiram no mercado, tendo a Pegado Motor´s comprado apenas a patente.

"As motorizadas já existiam no exterior, e nós apenas adquirimos a patente, inovámos e fizemos algumas alterações para terem a nossa imagem", explicou. Numa primeira fase, segundo afirma, serão lançados nove modelos, incluindo scooters com motores de 50, 125 e 150 centímetros cúbicos (cc), e motorizadas de 400 cc.

"Dos modelos disponíveis, contamos com o Buggy 4×4 e a motorizada 400 cc, que desejamos propor à Polícia Nacional", afirma. As motorizadas Tundavala, com motores de 400 cc, serão comercializadas ao preço de 411 mil Kz, as Kissama de 150cc vão custar 197 mil Kz, a Cuanavale 125cc fica por 184 mil Kz, e as Mwana Pwo, de 50cc, serão comercializadas a 161 mil Kz.

Todas serão vendidas, segundo o gestor, com garantia, assistência técnica e material de reposição. Bruno Pegado explica ainda que está previsto para Maio do corrente ano o lançamento de mais três modelos de Buggy Safari 4×4, tendo um deles as opções de dois e quatro lugares.

A empresa lançou recentemente a marca de carros Buggy Safari com chancela angolana, cuja comercialização está a ser feita ao preço de 25 mil USD (2,6 milhões Kz). "Houve boa aceitação no mercado, por isso estamos a pensar lançar os mesmos modelos em breve, mas com quatro lugares", afirma o gestor.

Os automóveis montados pela Pegado Motor´s contam com equipamentos provenientes de países como China, Estados Unidos da América, Canadá, Alemanha e Holanda. Modelos como o Grande Bakama, Kalandula, Bakama, Welwitcha, ou Ombadja Rafeiro são comercializados pela Pegado Motors, que tem nas bicicletas os produtos mais vendidos entre o seu portefólio. A empresa conta com cerca de 100 unidades de carros produzidas no mercado, 58 unidades de motorizadas e cerca de 60 bicicletas. Entretanto, o gestor prevê a abertura de uma fábrica para a montagem das suas viaturas no País, mas garante que não será tão em breve quanto o desejável, por falta de financiamento no mercado.

"Temos as condições necessárias de ter a fábrica no País, mas, infelizmente, há pouca abertura em termos de financiamento, o que nos levará a concretizar o projecto apenas daqui a cinco anos", diz. A montagem da fábrica, revela, carece de um investimento acima de 5 milhões USD (532 milhões Kz).

Para além da montagem de equipamentos motorizados, a empresa actua também na produção de uniformes para todo o tipo de actividades, contando como principais clientes empresas de segurança.

No ano passado, a empresa facturou cerca de 580 mil USD (61,7 milhões Kz) e espera, até ao final deste ano, duplicar o valor. Desde 2008 no mercado, a empresa, que pertence ao grupo angolano Bruno Miguel Pegado, encontra-se localizada na Centralidade do Kilamba e conta com 26 trabalhadores. A Pegado conta com uma representação na província de Benguela e em breve espera chegar à Huíla e ao Namibe. No exterior, a empresa espera, até ao final do ano em curso, fazer o lançamento dos seus produtos em países como Moçambique e África do Sul.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo