Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendPatrocinado

ESG E SUSTENTABILIDADE NA BANCA

Patrocinado

A ABANC vai promover no dia 14 de Julho, próxima sexta-feira, a Iª Conferência sobre Sustentabilidade na Banca. O evento acontece no Hotel Intercontinental e reúne um painel de oradores de peso que, em conjunto, representam o panorama financeiro de Angola.

Sob o tema ESG e a Sustentabilidade na Banca, esta conferência pretende promover a partilha de informação dedicada ao tema, bem como identificar as Melhores Práticas do segmento financeiro, numa perspectiva global. Pretende ainda dar a conhecer de que forma os seus Associados - todas as Entidades Bancárias presentes no mercado nacional, têm vindo a incluir nas suas estratégias de actuação alterações que respondam aos desafios que a necessidade da Sustentabilidade e dos Princípios ESG comportam.

Sendo a Promoção da Educação Financeira um dos objectivos estratégicos da Associação, a ABANC optou por tornar o evento acessível a todos aqueles que tenham interesse em ouvir as autoridades nacionais e internacionais nesta matéria, possibilitando que o evento seja acompanhado remotamente, através de um link de streaming.

Basta, para isso, fazer o pré-registo e ficar atento ao seu e-mail. No início do evento, a ABANC partilhará o link de acesso. Zoom ou Youtube serão as plataformas disponíveis.

Clique AQUI ou na Agenda do Evento que disponibilizamos no final do artigo.

Sustentabilidade. Também na Banca?

Sim. Sustentabilidade é um conceito que envolve a capacidade de uma sociedade satisfazer as necessidades actuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem as suas próprias necessidades. É a busca pelo equilíbrio entre os aspectos econômicos, sociais e ambientais, visando a preservação dos recursos naturais e o bem-estar das pessoas.

A Sustentabilidade abrange três dimensões principais. Ambiental, Social e Económica, e deve ser trabalhada para proporcionar resultados em todas estas. No entanto, a natureza dos negócios, dita qual destas dimensões assume especial importância na estratégia económica das empresas. No caso da Banca, diremos que maior relevo será a dimensão económica. Porquê? Porque, apesar dos bancos também terem a responsabilidade de considerar e abordar questões ambientais e sociais nas suas decisões de investimento e operações, por definição, a Dimensão Económica da Sustentabilidade visa um desenvolvimento económico-sustentável, que promova a prosperidade, a geração de empregos dignos, a inovação, a eficiência nos processos produtivos e o uso responsável dos recursos financeiros. A Banca assume, assim, um papel incontornável na garantia da viabilidade e a resiliência das atividades económicas a longo prazo.

O que significa ESG?
ESG é a sigla para Environmental, Social, and Governance (Ambiental, Social e Governança, em português). ESG são um conjunto de critérios utilizados para avaliar o desempenho das empresas em relação a questões ambientais, sociais e de governança corporativa. E estas três letras (ESG) têm vindo a substituir a palavra Sustentabilidade no universo corporativo, ajudando a direccionar e materializar as acções das empresas e entidades nesta Caminhada.
Ambiental (Environmental): Refere-se às práticas relacionadas à Sustentabilidade ambiental, incluindo a gestão de recursos naturais, emissões de carbono, poluição, conservação da biodiversidade, eficiência energética e gestão de resíduos. Os investidores e a sociedade estão cada vez mais preocupados com o impacto ambiental das empresas e buscam aquelas que adotam práticas sustentáveis.

Social: Refere-se às práticas que consideram o impacto das empresas na sociedade. Isso inclui a gestão de relações com funcionários, fornecedores, clientes e comunidades locais. Também abrange questões como diversidade e inclusão, direitos humanos, saúde e segurança no trabalho, responsabilidade social e filantropia corporativa.

Governança (Governance): Refere-se às estruturas de governança corporativa e práticas de gestão adotadas pelas empresas. Isso inclui a transparência nas operações, a independência dos conselhos de administração, a remuneração dos executivos, a gestão de riscos e a ética nos negócios. Uma governança corporativa sólida é fundamental para garantir a prestação de contas, a integridade e a confiança dos investidores.

A abordagem ESG tem um impacto significativo na avaliação do desempenho das empresas em relação a estes critérios, levando em consideração não apenas o resultado financeiro, mas também o seu impacto ambiental e social. Investidores e empresas estão cada vez mais empenhados em integrar os Princípios de ESG nas suas decisões de investimento e estratégias de negócios, reconhecendo a importância de uma abordagem sustentável e responsável para o sucesso a longo prazo.

É por isto que os bancos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento sustentável do país, e a adopção de critérios ESG e a busca pela sustentabilidade têm assumido a prioridade no sector bancário. Para isso, é crucial que compreendamos todos a amplitude dos princípios ESG, pois com a sua adopção, os agentes financeiros e económicos têm a oportunidade de promover mudanças positivas em diversas áreas, um compromisso incontornável que devemos assumir em prol de uma sociedade mais junta, equitativa e sustentável.

Contamos com todos, para fazer parte da Mudança.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo