Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Kero reabriu duas lojas em Luanda

Angola

Com a reabertura das lojas do Kilamba e Nova Vida estão garantidos 2.160 postos de trabalho em Luanda. 80% dos produtos à venda são nacionais, mas a rede quer mais parcerias com produtores nacionais.

Sob gestão do grupo Accord, do grupo Anseba, o Kero reabriu nesta sexta-feira duas lojas,no Kilamba e no Nova Vida. Soube o Expansão que em cada uma delas foi necessário um investimento de 4,5 milhões USD para garantir os stocks de produtos disponibilizados aos clientes. As restantes lojas irão abrir gradualmente, sendo as próximas a do Morro Bento, a do Mártires e a dos Combatentes, ainda durante este mês, de acordo com um comunicado de imprensa. As lojas nas províncias, Huambo, Huíla, Benguela e Lobito, ainda não têm data para voltarem a funcionar.

Com a reabertura das duas lojas foram salvaguardados 1.790 empregos e deu-se oportunidade a mais de 370 pessoas em Luanda. Dos produtos comercializados nas lojas, 80% são nacionais, com o grupo responsável pela sua gestão a mostrar-se disponível para criar parcerias com todos os produtores nacionais com capacidade de entrega, qualidade de produto e preço competitivo.

Ao que o Expansão apurou, um dos desafios da nova gestão passa por melhorar a imagem da marca junto dos fornecedores, uma vez que a relação com alguns dos produtores e fornecedores foi bastante degradada no período final da gestão pelo grupo Zahara (do general Dino) e já durante a gestão por parte do Estado (IGAPE), uma vez que os problemas de liquidez fizeram disparar as dívidas, tendo muitas delas chegado a incumprimento. Agora, a nova gestão propõe pagamentos a 90 dias, o que nem sempre é aceite pelos fornecedores.

Para Rui Gonçalves, director geral do Kero, "a marca Kero permanece ambiciosa em ser o maior hiper de Angola, e para tal iremos ter a maior oferta de produtos nacionais e internacionais, praticando em simultâneo os preços mais baixos do mercado", garante. Segundo o responsável, o foco do Grupo passa por reabrir as 12 lojas Kero em pleno, com a oferta de produtos a que os clientes foram habituados, ao melhor preço e com o melhor serviço. Os hipermercados reabertos esta sexta-feira vão funcionar das 8h às 22 horas.

O grupo Accord está integrado no Grupo Anseba e é a entidade que se dedica em exclusivo à gestão da rede de hipers e supermercados Kero. De ressaltar que o grupo Anseba assinou o contrato para a cessão do direito de exploração e gestão da rede de hipers e supermercados Kero por um período de dez anos, no dia 11 de Janeiro deste ano, depois de vencer o concurso público. O contrato não dá a possibilidade de compra e estabelece que a Anseba pague ao Estado um valor fixo anual de 1,452 mil milhões Kz e uma componente variável de 3% ao ano das receitas a serem geradas. A rede de lojas Kero pertencia ao grupo Zahara e passou à esfera do Estado no âmbito do processo de recuperação de activos.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo