Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Produtores de diamantes perderam receitas de 5 mil milhões USD

EM 11 ANOS

As produtoras de diamantes que operam no País perderam 5 mil milhões USD em receitas brutas com o modelo de negócio adoptado para a venda de diamantes desde 2007, em que estavam obrigadas a vender aos clientes preferenciais impostos pela empresa pública SODIAM, que compravam os diamantes com descontos na ordem dos 30% face aos preços do mercado.

Contas feitas pelo Expansão a partir de dados oficiais da Empresa Nacional de Diamantes de Angola (ENDIAMA) e admitindo que os diamantes foram vendidos 30% abaixo do preço de mercado internacional como garantem fontes dos produtores revelam que entre 2007 e 2017 os produtores arrecadaram 12,4 mil milhões USD em receita efectiva quando, a preços de mercado, deveriam ter arrecadado 17,4 mil milhões USD.

Como as produtoras perderam 5 mil milhões USD, os cofres públicos perderam 421,7,5 milhões USD, uma vez que, de acordo com modelo de negócio do sector em vigor até ao início do ano, com a exportação de diamantes o Estado recebe 5% em royalties, 1% de imposto de selo e 2,5% de imposto industrial adiantado (havendo depois um acerto de contas).

(Leia o artigo na integra na edição 481 do Expansão, de sexta-feira 13 de Julho de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui).

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo